[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais dois representantes da cultura sergipana que conquistaram o edital de Intercâmbio e Difusão Cultural levaram um pouco da sergipanidade para fora do estado. Desta vez, as trupes da Cia. O Mínimo de Teatro e Trupicando Contadores de História, além da banda The Baggios, conquistaram o prêmio e viajaram no mês de novembro.

Participantes da trupe de contadores de histórias ‘Trupicando’, saíram de Aracaju com destino ao Simpósio Internacional de Contadores de História, que ocorreu de 9 a 13 de novembro, no Rio de Janeiro e lá puderam debater e trocar experiências com profissionais de várias partes do mundo. “Aprendemos novas técnicas e pudemos comparar nosso trabalho. Foi uma experiência maravilhosa e que só foi possível graças ao apoio da Secretaria de Cultura e desse edital”, afirma a contadora Cláudia Viana.

Outro grupo que ficou muito contente com a conquista do edital foi a banda The Baggios. O grupo que tem se destacado cada vez mais na cena cultural do estado, fez, graças ao edital, uma brilhante apresentação na cidade de São Carlos, no interior paulista.  “Eu sempre conversava com amigos de outros estados que viajavam através de editais e questionavam muito por isso não existir em Sergipe. Quando o edital foi lançado, ficamos muitos felizes e ainda mais quando conseguimos o prêmio. Sem dúvidas, este projeto traz ganhos muito grandes para a cultura sergipana, pois a faz circular e ser mais conhecida”, defende o músico Júlio Andrade.

Segundo a secretária de Cultura, Eloísa Galdino, a satisfação dos contemplados só confirma que a política de editais da Secult está sendo bem aceita pelos artistas e produtores culturais de Sergipe. “Isso é muito bom, pois percebemos que todo o esforço em capacitar nossos agentes, para que eles elaborem seus próprios projetos e conquistem suas vitórias na carreira. Está sendo recompensado. E isso é uma vitória não só da Secult, mas da cultura sergipana como todo”, diz.

De Sergipe para o mundo

O terceiro grupo que foi contemplado no mês de novembro foi a trupe Cia. O Mínimo de Teatro que participou do Festin Mundial de Contact Improvisacion, em Buenos Aires, Argentina, dando aulas para atores, bailarinos e demais produtores culturais argentinos. Segundo a atriz Íris Fiorelli, a viagem foi muito produtiva e só foi possível graças ao apoio da Secult.

“Já tinha ido outros anos e no ano passado não pude ir. Fiquei muito feliz quando conquistamos o edital, pois eu e Robert pudemos viajar, o que foi ainda mais produtivo para nossa trupe. Lá, participamos de diversas atividades, treinamos a companhia  nos profissionalizamos ainda mais”, ressalta.

Sobre o Edital

O Projeto de Intercâmbio e Difusão Cultural visa promover a difusão e o intercâmbio da cultura sergipana nas áreas das artes visuais, artes cênicas, música, patrimônio cultural, audiovisual e de outras expressões culturais. Este é o principal objetivo do projeto ‘Intercâmbio e Difusão Cultural’, formulado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que visa apoiar financeiramente nos custeios de transportes de artistas, técnicos e estudiosos em eventos culturais nacionais e internacionais.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Conselho Estadual da Cultura (CEC), através do Fundo Estadual de Cultura e Arte (Funcarte), e está sendo bastante comemorado pelos agentes culturais sergipanos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.