[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A promotora dos Direitos à Saúde do Ministério Público Estadual (MPE), Euza Missano, esteve nesta sexta-feira, 9, no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) para avaliar o funcionamento da Sala de Recuperação Pós Anestésica (SRPA). A visita foi motivada por uma ação judicial que previa adequações na SRPA, a exemplo do aumento no número de leitos, da contratação de médicos intensivistas e da transformação da chamada área para catástrofes em retaguarda do Centro Cirúrgico. Atualmente, esta área fica reservada para o caso de epidemias, por exemplo.

De acordo com Euza Missano, a SRPA já apresentou algumas melhorias. “O esforço da administração do Huse é visível. Hoje, por exemplo, constatamos a presença de 13 pacientes na SRPA, um número considerado aceitável. Ainda há algumas questões a serem resolvidas, que serão acompanhadas de perto pelo Ministério Público, mas no geral a situação da SRPA teve melhorias significativas”, declarou.

Para o superintendente do Huse, Francisco Claro, o hospital está conseguindo resolver boa parte das situações exigidas pelo Ministério Público. “As adequações da SRPA foram satisfatórias. Alguns itens ainda estão sendo solucionados, obedecendo aos itens da ação civil pública em questão, mas estamos otimistas”, apontou.

O diretor geral da Fundação Hospitala de Saúde (FHS), Emanuel Messias, recepcionou a equipe do MPE e, em seguida, mostrou as instalações da Unidade Pediátrica José Machado de Souza, anexa ao Huse. “Temos uma relação muito boa com o Ministério Público. Estamos apresentando ao MPE as dependências da pediatria e assumindo o compromisso de colocá-las em funcionamento o quanto antes”, afirmou.

Ainda de acordo com Emanuel Messias, após os testes dos equipamentos e esterilização do novo prédio, a transferência dos pacientes, funcionários e mobiliário que atualmente estão na Maternidade Hildete Falcão será iniciada na próxima segunda-feira, 12, o que possibilita que a Unidade Pediátrica Doutor José Machado de Souza entre em funcionamento efetivamente ainda neste mês de dezembro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.