Seminário sobre Educação de Jovens e Adultos prossegue nesta tarde
[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Cerca de 150 professores da rede municipal participam do Seminário Municipal Refletindo sobre a prática de Educação de Pessoas Jovens e Adultas. O evento, que acontece no auditório da Escola Presidente Vargas, vai até o próximo dia 12 e tem o objetivo de provocar uma reflexão sobre a prática dos educadores na perspectiva de consolidar mais um passo para a construção democrática de uma proposta de Educação para Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) no município de Aracaju.
O secretário de Educação Ruy Belém de Araújo fez a abertura do seminário e os participantes assistiram a uma breve apresentação do cantor Maneca. Em seguida, a professora Anelise Lorenzoni, representante da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, abordou a experiência em EPJA no seu Estado e na capital, Porto Alegre. Segundo ela, apesar de desenvolver o projeto em uma região diferente da realidade sergipana, os princípios de educação são os mesmos e devem ser praticados por aqueles que buscam transformar a realidade dos alfabetizandos como forma de construir a cidadania.
“A comunidade precisa entender que para executar o projeto de Educação de Jovens e Adultos é necessário conhecer a concepção de política pública e discutir a realidade da região a fim de traçar o perfil do educando e definir quais as atividades que podem ser desenvolvidas a partir do material existente”, ressaltou a professora.
A estudante de pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, Conceição Almeida, observou que as discussões realizadas durante o seminário estão oferecendo uma dimensão maior sobre a realidade do alfabetizando. “Os professores devem ter consciência que os alunos são conhecedores e produtores de conhecimento. Além disso, precisamos acreditar que podemos mudar o mundo por meio da educação”, concluiu.
À tarde, a professora e diretora de Ensino da Semed, Sandra Beiju, apresentará o Projeto Escola Aberta. Amanhã, dia 11, as professoras Josinete Silva e Marly Cecy Góis farão um breve histórico da EPJA no Nordeste e no Brasil. Na ocasião, os educadores serão divididos em quatro grupos de estudo, onde discutirão temáticas como: Planejamento, Metodologia, Concepção de Pessoas Jovens e Adultas e Avaliação. Na sexta-feira, dia 12, haverá uma mesa redonda com os grupos de estudo, e em seguida a avaliação do seminário e os encaminhamentos para o segundo semestre.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
O secretário de Educação Ruy Belém de Araújo fez a abertura do seminário e os participantes assistiram a uma breve apresentação do cantor Maneca. Em seguida, a professora Anelise Lorenzoni, representante da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, abordou a experiência em EPJA no seu Estado e na capital, Porto Alegre. Segundo ela, apesar de desenvolver o projeto em uma região diferente da realidade sergipana, os princípios de educação são os mesmos e devem ser praticados por aqueles que buscam transformar a realidade dos alfabetizandos como forma de construir a cidadania.
“A comunidade precisa entender que para executar o projeto de Educação de Jovens e Adultos é necessário conhecer a concepção de política pública e discutir a realidade da região a fim de traçar o perfil do educando e definir quais as atividades que podem ser desenvolvidas a partir do material existente”, ressaltou a professora.
A estudante de pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, Conceição Almeida, observou que as discussões realizadas durante o seminário estão oferecendo uma dimensão maior sobre a realidade do alfabetizando. “Os professores devem ter consciência que os alunos são conhecedores e produtores de conhecimento. Além disso, precisamos acreditar que podemos mudar o mundo por meio da educação”, concluiu.
À tarde, a professora e diretora de Ensino da Semed, Sandra Beiju, apresentará o Projeto Escola Aberta. Amanhã, dia 11, as professoras Josinete Silva e Marly Cecy Góis farão um breve histórico da EPJA no Nordeste e no Brasil. Na ocasião, os educadores serão divididos em quatro grupos de estudo, onde discutirão temáticas como: Planejamento, Metodologia, Concepção de Pessoas Jovens e Adultas e Avaliação. Na sexta-feira, dia 12, haverá uma mesa redonda com os grupos de estudo, e em seguida a avaliação do seminário e os encaminhamentos para o segundo semestre.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]