[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A coordenadora de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), professora Ana Júlia Souto, esteve em Brasília, no último dia 30, participando da 1ª Reunião do Comitê de Mobilização Social da Rede Cegonha. Durante o evento, foi entregue ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, um projeto para mobilização social do programa em cinco estados brasileiros, dentre eles Sergipe. 

O projeto foi elaborado pela Confederação das Mulheres do Brasil (CMB) com a participação da coordenadora da SEPM, que também é técnica da Federação das Mulheres de Sergipe. Ainda na ocasião, o ministro fez um balanço público do programa Rede Cegonha.

Comitê

O comitê tem como objetivo ampliar a discussão e envolver a participação da sociedade para a garantia dos direitos da gestante e do bebê no programa Rede Cegonha, do governo federal. “A nossa participação no evento fortalece a SEPM e a Federação de Mulheres de Sergipe que se integram na batalha de levar  informações para os movimentos de mulheres do estado, referentes  a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres em todas as fases de sua vida” informou Ana Julia.

Rede Cegonha

O Rede Cegonha é um programa que garante a organização de uma rede de cuidados materno-infantil. A atenção às gestantes e aos bebês compreende a criação de novas estruturas de assistência e acompanhamento das mulheres com renda até R$ 70 por mês.

Com um investimento de R$ 9,4 bilhões, o governo federal coordena ações estratégicas de saúde cujo objetivo é qualificar, até 2014, toda a rede de assistência obstétrica – com foco na gravidez, no parto e pós-parto – como também infantil, até o segundo ano de vida. O objetivo é que a mulher passe a contar com assistência integral à saúde desde a confirmação da gravidez até o segundo ano de vida do filho e com a oportunidade de ser acompanhada por familiares.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.