Em Brasília, presidente da Cohidro busca recursos para projetos
Na última quarta-feira, 30 de novembro, o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Mardoqueu Bodano, esteve reunido com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em Brasília. Na oportunidade, o presidente apresentou a Cohidro como uma empresa pública viável para a execução do programa ‘Água para Todos’, do Governo Federal.
Durante o encontro, que contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, José Macedo Sobral, e dos deputados federais Heleno Silva e Valadares Filho, Bodano solicitou recursos para a execução de projetos de revitalização e modernização dos perímetros irrigados e recuperação de infraestrutura hídrica em territórios sergipanos
“Entregamos os projetos e informamos nossas necessidades em relação aos recursos. O ministro já encaminhou os documentos à Secretaria de Desenvolvimento Rural”, comentou Bodano, que agendou com os técnicos da Cohidro uma viagem à Brasília para debater todas as informações contidas nos projetos juntamente com a equipe do ministério.
O secretário José Macedo Sobral classificou a audiência como proveitosa. Segundo ele, o ministro reconheceu que a Cohidro possui o perfil para executar o ‘Água para Todos’. “Nesse encontro tivemos a oportunidade de mostrar que a Cohidro tem capacidade de executar o programa. Solicitamos perfuratrizes mais potentes e modernas, recursos para investir nas recuperações e construções de poços com dessanilizadores”, ressalta Sobral.
Durante o encontro, o ministro garantiu ao Governo do Estado, ao secretário José Macedo Sobral e a Mardoqueu que os recursos para os perímetros já estão garantidos para 2012. Acrescentou também que a equipe da Integração já atestou que a Cohidro tem o perfil para executar o programa.
“Queremos agradecer ao governador Marcelo Déda que vem investindo na irrigação pública de Sergipe e que tem acompanhado e acreditado no trabalho da Cohidro”, reconhece Bodano.
Água para Todos
O programa tem a meta de promover o acesso à água potável em áreas rurais para consumo humano e para a produção agrícola e alimentar, e entrou em vigor por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União no mês de julho.
O ‘Água para Todos’ visa estimular a ampliação da utilização de tecnologias, infraestrutura e equipamentos de captação e armazenamento de águas pluviais e de água oriunda de corpos d’água, poços ou nascente.
Outras medidas serão aplicadas para articular as ações relacionadas à segurança alimentar e nutricional; infraestrutura hídrica e de abastecimento público de água; regulação do uso da água; saúde e meio ambiente.
A iniciativa faz parte do Plano Brasil sem Miséria e vai priorizar a população que vive em situação de extrema pobreza, ou seja, com renda per capta de até R$ 70,00. Conforme dados do IBGE, atualmente 16,2 milhões de brasileiros se enquadram nessa faixa de renda, sendo mais da metade residente na região Nordeste.
Com informações do Portal Brasil (www.brasil.gov.br)
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Em Brasília
- presidente da Cohidro busca recursos para projetos – Fotos: Ascom/Cohidro