[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o propósito de qualificar o atendimento ao público na rede municipal de saúde, a SMS – Secretaria Municipal de Saúde – terminou ontem, dia 5, o Módulo I da Capacitação dos funcionários de saúde.
Durante dois meses e meio, 1600 funcionários que exercem suas atividades nas 39 unidades de saúde incluídas no PSF – Programa de Saúde da Família -, puderam ter acesso a informações a respeito das mudanças implantadas na saúde pública. Eles também tiveram a oportunidade de apresentar e discutir o modelo de assistência à saúde, incluso no projeto “Saúde Todo Dia”.
Também puderam identificar o fluxograma da unidade através de situações problemáticas vivenciadas pelos próprios funcionários. “Essa capacitação é importante porque aprimorou os conhecimentos e permitiu a troca de experiências entre os diversos segmentos da saúde”, garantiu Liliana Alencar, supervisora do programa de saúde bucal. Alem disso, as palestras e dinâmicas permitiram uma maior interação entre os próprios funcionários das unidades. Desta forma, os problemas e as soluções foram discutidos em grupos.
O primeiro módulo deixou clara a nova filosofia empregada pelo “Saúde Todo Dia” chamada Acolhimento, além de esclarecer sobre a importância do trabalho na saúde. Já no segundo, previsto para começar dia 17, serão discutidos os programas e protocolos de atenção básica através de palestras especificas. Após o término, será iniciado o Módulo III objetivando discutir o planejamento e indicadores de serviços.
Sendo assim, a qualificação dos profissionais em saúde não só reuniu o núcleo central da SMS como interagiu com todos aqueles que fazem parte da equipe do PSF, dentre eles médicos, enfermeiros, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, servente e toda parte administrativa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.