Reunião na Alese debate preservação do centro histórico de Aracaju
Debater os monumentos históricos que compõem o centro de Aracaju. Este foi o objetivo da reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira, 24, na Sala de Comissões Deputado Guido Azevedo, da Assembleia Legislativa de Sergipe. A reunião foi convocada pela Comissão Parlamentar de Educação e Cultura para discutir com autoridades do poder público e da sociedade civil alternativas para preservação desse espaço tão importante na história sergipana.
Segundo o secretário adjunto de Cultura, Marcelo Rangel, que na ocasião representou a secretária Eloísa Galdino, encontros como esse são fundamentais para que haja ainda mais entrosamento e unidade entre o poder público estadual, municipal e legislativo. “Precisamos frisar que nossa preocupação não é só restaurar, mas também ocupar estes locais. O que percebemos ao longo dos anos, é que houve um esvaziamento das questões do patrimônio na Secretaria de Cultura, e nós estamos buscando reverter isso”, destacou.
O subsecretário de Patrimônio Histórico, Luiz Alberto, por sua vez, falou em seu discurso sobre a importância de Sergipe ter uma lei que regulamente a derrubada e recuperação de prédios históricos, Ele apresentou ainda fotos de monumentos que precisam ser urgentemente tombados pelo Estado. “Não adianta buscarmos formas preservarmos se muitos destes prédios que são particulados são demolidos desenfreadamente. Uma lei seria uma boa forma inicial de ação”, disse.
Importância do tema
Durante a reunião a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Sergipe, Terezinha Oliva, ressaltou a importância da Assembleia Legislativa estar adotando o tema e lembrou que Aracaju ainda não possui prédios tombados pelo IPHAN. “O tombamento é uma das alternativas para manter estes patrimônios, mas não é a única. Precisamos conscientizar a população sobre como proteger este patrimônio e é muito bom que esta conscientização comece pela casa do povo”, observou.
A deputada Ana Lúcia que é presidente da Comissão de Educação e Cultura enfatizou na ocasião, a importância dos parlamentares estarem inseridos na discussão dos patrimônios históricos da capital sergipana. “Convidamos diversas instituições, pois nosso objetivo é criar soluções para a preservação deste patrimônio. Por isso trouxemos representantes do poder público federal, estadual e municipal, além da sociedade civil, para que possamos juntos criar soluções práticas para a preservação dos nossos prédios históricos”, completou.
Ao final do encontro ficou deliberado pela que Comissão, que no retorno dos trabalhos no Legislativo, já em 2012, uma nova audiência será marcada, desta vez, no plenário da Assembleia Legislativa, para que todos os deputados possam dar suas contribuições. Foi disponibilizado ainda um apoio por parte da Comissão, com relação a projetos de educação patrimonial. Tema que será amadurecido futuramente com as entidades presentes neste primeiro encontro.
Presenças
Marcaram presença na reunião a diretora de turismo da Funcaju, Tanit Bezerra, o professor Luiz Soutelo, representando o Conselho Estadual de Cultura e os deputados Maria Mendonça e Antônio dos Santos, além de representantes da sociedade civil que debateram e deram suas opiniões acerca do tema.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Reunião na Alese debate preservação do centro histórico de Aracaju – Fotos: Fabiana Costa/Secult