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A Secretaria Estadual de Educação (Seed), por meio do Programa Formação pela Escola, está realizando visitas aos pólos regionais que aderiram ao Programa Nacional da Merenda Escolar (Pnae), ao Programa de Transporte Escolar (PTE), ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), ao Controle Social, ao programa de Competências Básicas e ao Programa do Livro (PLi). As visitas tiveram início no último dia 21 de novembro e prosseguem até o dia 30 deste mês.

 “Esta ação tem por objetivo o acompanhamento dos encontros presenciais iniciais das turmas e prestar assessoramento técnico, garantindo assim a preservação do Projeto Base do Programa”, disse Tânia Maria Oliveira Lima Carvalho, coordenadora estadual do Formação pela Escola.

Ela disse que os próximos encontros serão no dia 25, no pólo de Aquidabã, dia 29 em Nossa Senhora da Glória, e 30 em Itabaiana. Segundo Tânia Carvalho, o Formação pela Escola constitui-se num Programa Nacional de Formação Continuada, com carga horária a distância e presencial monitorada através de um ambiente virtual – plataforma moodle – destinado a agentes, parceiros, operadores e conselheiros envolvidos com a execução, acompanhamento e avaliação de ações e programas no âmbito do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Na avaliação da professora Tânia Maria, a procura pelos cursos vem crescendo gradativamente a cada ano. “Isso nos dá a plena certeza de que o público envolvido está mais consciente da necessidade de buscar informações detalhadas acerca da aplicabilidade dos recursos públicos destinados a educação”, ressaltou.

A professora disse também, que os prefeitos, por meio de suas secretarias municipais de educação, entendem a importância da preparação técnica dos colaboradores na operacionalização dos referidos programas.

Cursistas

Em Sergipe estão participando 1.056 cursistas, nos nove pólos do programa em todo o estado. Com previsão de conclusão para dezembro de 2011, o curso em seu novo formato contemplou a interação de vários municípios em um único pólo. Os encontros presenciais iniciaram-se na Diretoria Regional de Educação (DRE 2), em Lagarto. O último deles aconteceu no último dia 22, no auditório da DRE 1, com município sede em Estância.
Flávia Kelly Alves Lima, cursista do município de Estância, ficou muito satisfeita com o encontro. “É uma oportunidade de aprender, dividir problemas e superar desafios para a melhoria da gestão administrativa financeiro. É também uma informação útil para podermos exigir daqueles que gerenciam os recursos públicos”, disse a cursista.

Crescimento profissional

O mesmo pensamento foi compartilhado pelo auxiliar administrativo e cursista, José Dionísio dos Santos. “Participar dos cursos oferecidos pelo Programa Formação pela Escola está me fazendo crescer como profissional e cidadão, pois estou mais consciente dos recursos que o Pnae repassa para a Educação, e como devem ser administrados, graças às informações adquiridas nos cursos”, disse.

Segundo ele, hoje na escola em que trabalha, já teve a oportunidade de provocar algumas mudanças. “Por exemplo, antes não faziam à divulgação da prestação de contas do PDDE. Depois que conversei com a gestora, ela começou a colocar no mural. Também já participei de duas reuniões do conselho municipal de Educação e convidei o presidente do Conselho do Fundeb do meu município para informar como anda a prestação de contas dos recursos”, disse José Dionísio.

Durante o curso foram apresentados slides que situa o cursista acerca das Diretrizes e Estrutura do Programa, a metodologia diferenciada de estudo, bem como a forma de avaliação. “A troca de experiência e de saberes entre os participantes e a motivação por parte dos tutores, foi o ponto crucial para o efetivo exercício da cultura de participação popular”, disse Dionísio de Almeida Neto, diretor da DRE e cursista do módulo do PTE.

Processo democrático

Dentro da programação dos encontros tem o momento de explanação dos conteúdos específicos dos módulos de PNAE e PTE e em seguida é aberto o debate. Essas discussões contribuem no sentido de informar ao público sobre os pormenores da aplicação dos recursos desses programas, o que resulta em um maior acompanhamento e transparência.

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