[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Por Jorge Marques, repórter da Ascom/SES

No dia da inauguração da Clínica de Saúde da Família Cônego João Lima Feitosa, ocorrida na última sexta-feira, 18, em Frei Paulo, a nova unidade de saúde já começava a cumprir o papel para o qual foi designada. Graciene Messias da Silva veio do povoado Alagadiço com a filha Geize Marcela, de apenas cinco meses, para tratar a dor de cabeça, febre, disenteria e vômito. “Eu estava agoniada com a minha filha passando mal, quando a trouxe aqui. Além de toda essa estrutura, que eu nunca tinha visto igual, os profissionais que trabalham nos acolheram muito bem e aplicaram uma injeção no bumbum da Geize e deram soro para ela. Saio daqui aliviada sabendo que a hora que eu precisar tenho onde trazer minha filha”, contou Graciene.

Ana Paula de Jesus, moradora da cidade de Pedra Mole, estava no final de seu expediente em uma fábrica de calçados quando sentiu tontura e enjôo. Os colegas que a ajudaram não tiveram dúvida de onde pedir socorro. Ainda com o soro na veia e deitada na maca da observação de adultos, ela falou sobre o acolhimento que recebeu na nova Clínica de Saúde. “Aqui, eu encontrei equipamentos novos e modernos que foram utilizados na minha assistência, além de ser atendida por médicos e enfermeiros, que é o principal. Sei, que quando precisar, posso contar com essa unidade, além de poder trazer meus dois filhos e meu marido”, disse a trabalhadora.

A Clínica de Saúde da Família (CSF) 24 horas Cônego João Lima Feitosa é mais um equipamento para compor a rede básica e de urgências e emergências da Saúde do Estado, sendo a segunda unidade inaugurada no município e a 58º no total de 102 clínicas em construção no estado como investimento do Governo de Sergipe. “Esse equipamento faz parte de uma rede de assistência à saúde que estamos instalando em todo o estado para resolver os problemas da população. A Clínica vai ser utilizada para o acompanhamento das crianças desde o nascimento e o desenvolvimento delas, vacinação, acompanhamento das gestantes para que nasçam bebês saudáveis ou de pessoas com hipertensão, diabetes e idosos. Essa CSF 24 horas está plenamente equipada para dar suporte de vida para alguém em uma situação de maior gravidade, como uma parada respiratória”, disse Antônio Carlos Guimarães, gestor da pasta estadua da Saúde.

Profissionais

O município de Frei Paulo possuía um antigo Hospital de Pequeno Porte, chamado comumente de HPP, que foi transformado em CSF 24 horas. O clínico geral, Serapião Antônio de Góes Filho, que agora atende na CSF 24 horas e antes fazia parte da equipe do HPP, notou a diferença da nova unidade. “O antigo HPP era bastante velho e com deficiências. Os equipamentos eram antigos e só atendiam casos ambulatoriais. Hoje melhorou bastante, pois temos uma sala de estabilização com equipamentos modernos que garantem mais sustentabilidade ao paciente que procura a unidade”, explicou o doutor Góes, como é chamado pelos pacientes.

Gestão

O impacto que as Clínicas de Saúde da Família vem causando no atendimento básico e nas urgências e emergências no interior do Estado é percebido como uma melhoria na gestão da Saúde. A ex-secretária de Saúde de Laranjeiras, Maria de Lourdes Santos Menezes, teve em sua gestão a primeira das clínicas inauguradas entre as 102 CSFs que estão sendo construídas pelo Governo do Estado. Presente na inauguração da clínica em Frei Paulo, Maria de Lourdes testemunhou o impacto que a unidade teve para o município. “A inauguração da CSF permitiu que implantássemos a 11ª equipe do programa Saúde da Família em Laranjeiras. Com a CSF, e o acréscimo de mais uma equipe, foi possível desafogar o atendimento à população. O novo padrão implantado pelo Governo do Estado fez com que todos os profissionais me pedissem para trabalhar na nova unidade, demanda que não pude atender”, declarou Maria de Lourdes.

Outros serviços

A população também poderá contar serviços de curativo, aplicação de aerossol, vacinas, acolhimento, imunização, salas de observação adulta e pediátrica, reidratação, farmácia, odontologia, além de fisioterapia, raio-X, ultrassonografia, eletrocardiograma, sala de parto, entre outros.

Investimentos

Para que a população de Frei Paulo pudesse contar com atendimento básico e de urgência e emergência de qualidade, o Governo do Estado investiu R$ 1.502 milhão para reforma, ampliação e equipamentos da CSF de Frei Paulo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.