Governo encerra I Encontro Cultural do Peti com dança e Baú de Leitura
Dança clássica, moderna e apresentações do projeto Baú de Leitura abrilhantaram o Encontro Cultural e Artístico de Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos nesta sexta-feira, 18. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e acontece até as 18h no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira.
Diante do sucesso do encontro, a diretora do Departamento de Assistência Social (DAS) da Seides, Sônia Lima, destacou que o evento deve acontecer nos próximos anos. “Ficamos felizes com o resultado desse evento e já pensamos em realizar encontros culturais nos territórios sergipanos nos próximos anos”, disse.
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, prestigiou o encontro nesta sexta. “É uma grande satisfação ser parceiro de um evento que promove a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Esses encontros são considerados mais um instrumento da garantia dos direitos infantis, assegurando o acesso à arte e à cultura para os nossos jovens”, declarou.
Apresentações
O adolescente Paulo Feitosa, de 15 anos, integrante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de e Nossa Senhora da Glória, ficou muito feliz em poder participar do encontro e apresentar a arte do hip hop com seus colegas. “Sempre gostei de dançar e gosto muito quando posso me apresentar com meus amigos”.
A psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Nossa Senhora da Glória, Leila Rodrigues acompanhou a apresentação do grupo de hip hop. “É um grande prazer trazer as crianças para participar desse evento maravilhoso. Os meninos vão voltar para Glória satisfeitos com o encontro, independente de receberem premiação”, destacou.
No último dia, participam do encontro os municípios de Nossa Senhora da Glória, Tomar do Geru, Barra dos Coqueiros, Pinhão, Lagarto, Capela, Boquim, Indiaroba, Feira Nova, Pedrinhas, Moita Bonita, Aracaju, Telha, Santa Rosa de Lima, Canindé do São Francisco, Riachão do Dantas, Nossa Senhora das Dores, Ribeirópolis, Itabaianinha e Pedrinhas.
Integração e prêmios
O evento integra os jovens através de atividades culturais e artísticas, incentivando crianças e adolescentes a uma competição saudável, estimulando-os ao desenvolvimento de suas aptidões. Durante três dias de evento, aconteceram apresentações musicais, artes marciais, dança folclórica, clássica e moderna, além do projeto ‘Baú de Leitura’.
Os grupos culturais e artísticos que participaram do Encontro Cultural foram premiados com medalhas como forma de incentivo. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam brindes especiais para serem utilizados nos programas de Serviço de Convivência dos seus municípios.
O evento aconteceu em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese), Prefeituras MUnicipais e Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo encerra I Encontro Cultural do Peti com dança e Baú de Leitura – Fotos: Edinah Mary/Seides