Semarh participa de atividades do Comitê da Bacia do Rio Japaratuba
O Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Japaratuba (CBHJ) realizou durante toda esta quinta-feira, 17, a 1ª Expedição do CBHJ em sua quarta visita técnica no município de Japaratuba. O objetivo da expedição foi de sensibilizar e mobilizar a população local como também os membros do colegiado a conhecerem os sistemas de captação, tratamento de água para o consumo humano nos municípios inseridos naquela Bacia Hidrográfica, atentando aos problemas ambientais no entorno das áreas de captação.
O evento, que contará com dois dias de atividades, foi iniciado na Câmara dos Vereadores. Antes de começarem as devidas atividades, houve a formação de uma mesa redonda composta pelo secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos do Meio Ambiente de Japaratuba, André Maciel; a presidente do CBHJ, Rosa Cecília; o técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Sérgio Rocha; o representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Julio Amorim; o representante da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Carlos Gomes; e o técnico da Companhia Saneamento de Sergipe (Deso), Januário dos Santos.
Durante a formação da mesa redonda, André Maciel, agradeceu pela presença de todos e pelo comprometimento do CBHJ em realizar seu papel dentro do entorno da bacia. Já a presidente Rosa Cecília explicou a missão do CBHJ que tem por finalidade fazer articulações para a qualidade ambiental dos Recursos Hídricos nas áreas de atuação.
Atividades
Desfazendo a mesa, o técnico da Semarh, Sergio Rocha, explicou para alunos e técnicos de diversos órgãos governamentais e não governamentais sobre o Atlas Digital e o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos do Estado de Sergipe (Sirhse) que tem como intuito proporcionar para a sociedade a garantia do acesso às informações relativas à situação atualizada do uso e da disponibilidade da água em Sergipe, considerando os aspectos de quantidade e qualidade dos mananciais superficiais e subterrâneos.
Sérgio mencionou também que o Atlas Digital é fruto de quatro anos de intenso trabalho de campo realizado pela equipe técnica da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH/Semarh), com vistas no georeferenciamento de feições e imagens orbitais, digitalização e levantamento de informações.
Logo após, Rosa Cecília destacou sobre a Moção aprovada pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, no dia 28 de outubro, que visa articular os Comitês de Bacias Hidrográficas em nível nacional, visando o fortalecimento dos mesmos como parte do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos, de forma descentralizada, integrada e participativa.
Terminada as atividades dentro da Câmara dos Vereadores, alunos das Escolas Municipais Professora Maria de Souza Cruz e Emiliano Nunes de Moura, membros da Deso, Federação das Indústrias, do CBHJ, Associação de Pescadores e Moradores de Maruim, Endagro, Embrapa, Prefeitura de Capela, Cumbe e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cumbe (STTR) se deslocaram para a Casa Digital do Assentamento 13 de Maio. Lá, técnicos da Emdagro e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ministraram palestras sobre a Contribuição da Reforma Agrária na preservação dos recursos hídricos, como também sobre a conscientização do uso coletivo dos produtos orgânicos.
Ao final das devidas palestras, teve a visita a uma horta comunitária do próprio assentamento denominada como “Grupo de Mulheres Lutar para Vencer”, onde alunos do quinto ano da Escola Municipal Maria de Souza Campos cantaram uma paródia em prol da natureza, levando uma mensagem de preservação e amor ao meio ambiente. “Eu vou mostrar pra você, que a natureza vai te envolver, a cada broto que nasce, é um novo fruto a colher”, cantavam. Logo após, o técnico da Emdagro, Carlos Gomes, explicou como é feita a produção de alimentos através do plantio, sem o uso de produtos agroquímicos que provocam danos a saúde, aos produtores, aos consumidores e principalmente ao meio ambiente.
Para a aluna Sandra Izabela dos Santos, 15 anos, que estuda o oitavo ano na Escola Municipal Desembargador Luiz Rabelo Leite, as atividades desenvolvidas levou a mesma a refletir sobre a responsabilidade de preservar a natureza como também obter uma alimentação saudável. “Eu achei muito interessante as atividades, porque nos mostraram como devemos nos alimentar, pois uma boa alimentação é essencial para todos”, afirmou.
Já no período da tarde as atividades deram continuidade na Escola Municipal Emiliano Nunes de Moura, onde houve apresentações de pesquisas de campos referente a temática do meio ambiente, como também uma palestra sobre a situação atual dos recursos hídricos em Japaratuba.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Semarh participa de atividades do Comitê da Bacia do Rio Japaratuba – Fotos: Igor Andrade/Semarh