[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para fortalecer a intersetorialidade das políticas públicas de saúde, educação e assistência junto às famílias integrantes do programa Bolsa Família, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) iniciou nesta quarta-feira, 16, o IV Encontro Nacional dos Coordenadores Estaduais do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.

O evento acontece em Aracaju até esta sexta-feira, 18, no Hotel Real Classic, na Orla de Atalaia, para discutir as condições do programa com ênfase nos avanços deste ano, desafios para o futuro e troca de experiências.

A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, destacou a interesetorialidade como fator primordial para o bom desempenho do programa no Brasil. “Para que a inclusão social seja realizada com efetividade temos que nos agregar a outras áreas e andar sempre de braços dados com a educação, a saúde, o trabalho. A família precisa de atendimento integral, precisa ser vista com um todo e é isso que estamos fazendo aqui: buscando maneiras de melhorar essa integração”, disse.

Para a secretária, desde o início da gestão do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva o Brasil vem melhorando seus índices sociais. “O Brasil está mudando para melhor e vamos continuar seguindo juntos para erradicar a miséria do nosso país, uma tarefa extremamente ambiciosa determinada pela presidenta Dilma Rousseff. Esse encontro é fundamental neste sentido”.

O encontro conta com a participação dos coordenadores Estaduais do Programa Bolsa Família três áreas – Saúde, Educação, Assistência Social – e coordenadores Estaduais do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, além de membros da Instância de Controle Social Estadual do Programa Bolsa Família.

O representante da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Daniel Ximenes, destacou os avanços e desafios das condicionalidades do Bolsa Família.

“Parabenizo Sergipe por reunir as três áreas atuantes no Bolsa na perspectiva de trabalhar na inclusão social, através de um processo de amadurecimento e sustentabilidade. Durante esses dias vamos fazer um balanço das nossas atividades e visualizar os avanços e desafios no trabalho que realizamos para aperfeiçoar cada vez mais o nosso resultado”, declarou.

O secretário do Desenvolvimento Social do Acre, Antônio Torres, também participa do encontro. “O serviço prestado pela Assistência, Saúde e Educação para os beneficiários do Programa Bolsa Família se traduz em cidadania e qualidade de vida. A partir de eventos como esse, aperfeiçoamos o atendimento e o acolhimento dos beneficiados”.

Saúde e Educação

A consultora do MEC, Conceição Zotta Lopes, disse estar feliz em poder participar de mais um Encontro Nacional de Coordenadores do Bolsa Família. “Aqui podemos trocar experiências com outros estados sobre as condicionalidades do Bolsa Família, e dessa forma, aprofundar nossas estratégias para enfrentar a situação de pobreza e desigualdade no nosso país”, afirmou.

A satisfação não é diferente para coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Constante Jaime. “Esse um momento importante para mantermos um diálogo sobre a área da Saúde no programa Bolsa Família. É fundamental que as famílias recebam seu acompanhamento de saúde para que o programa funcione plenamente. A intersetorialidade é muito relevante nesta troca de experiência dos estados”.

Ao final do encontro de Sergipe será confeccionada a ‘Carta de Sergipe’ com as propostas para o MDS, Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS).

Presenças

Participaram ainda da abertura a secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva; o diretor de Atenção Integral a Saúde, Davi Souza, que representou o secretário de Estado da Saúde (SES), Antônio Carlos Guimarães; Gilvânia Costa, coordenadora do Bolsa Família na Secretaria de Estado da Educação e representante do secretário da Educação, Belivaldo Chagas; e o secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Freitas.

O coordenador estadual do Bolsa Família e Cadastro Único, Carlos Ferreira Passos, a coordenadora estadual do Bolsa Família na Secretaria de Saúde, Márcia Estela Lopes, a assessora do gabinete da Senarc, Solange Teixeira  e o coordenador de condicionalidades da Senarc também estiveram presentes no evento, que foi abrilhantado pela apresentação da Orquestra Sanfônica de Aracaju, vinculada à Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.