Ceac consolida-se como modelo em atendimento ao cidadão
O que aconteceria se houvesse apenas um ponto de atendimento para cada órgão? Seria como há cinco anos: filas extensas e grandes deslocamentos por parte do cidadão para resolver problemas em diversos órgãos da administração estadual. Porém, para facilitar a vida de todos aqueles que precisam de mais praticidade, o Governo do Estado, a partir da gestão de Marcelo Déda, deu prioridade aos Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceacs).
De lá para cá, este recurso facilitador se fortaleceu, evoluiu, tomou forma e, agora, faz parte do dia a dia de toda a população sergipana. Tanto é que, de janeiro a outubro deste ano, 1,2 milhão de pessoas foram atendidas através dos Centros, possibilitando a população adquirir carteira de identidade, habilitação, título de eleitor e centenas de outros documentos em um só lugar.
Diante da demanda, o Governo do Estado viabilizou, em 2008, o Ceac da Rodoviária Nova para atender à zona Oeste, proximidades e cidadãos que chegam a Aracaju. Em 2009, surgiu o Ceac Móvel, com o intuito de percorrer todos os 75 municípios do estado. Por fim, em agosto deste ano, o governador Marcelo Déda inaugurou o da Rua do Turista, no Centro de Aracaju.
Tudo isso, segundo a superintendente de Modernização da Gestão (Sumog ) da Seplag, Deborah Arôxa, com o objetivo oferecer ao cidadão sergipano mais comodidade e opções de locais para receber os mais diversos serviços em um só lugar. “A satisfação da população é o sentido de ser dos Ceacs. Por isso, quanto mais o usuário sair satisfeito, atendido bem e de forma rápida, melhor para nós. Assim, poderemos atender as demandas de mais pessoas e com melhor qualidade”, revelou.
Modernização
Em prol de melhorias constantes e evolutivas, quando o secretário Oliveira Júnior assumiu a Seplag, há seis meses, incluiu os Ceacs dentro da Superintendência de Modernização da Gestão. A partir de então, estão em andamento novas soluções de melhorias no atendimento ao cidadão. Uma delas é a capacitação de formação gerencial para os diretores dos Ceacs, com duas horas de aula semanal. Desta forma, eles terão maior capacitação sobre gestão de projetos, acompanhamento de resultados com indicadores estratégicos, boas práticas de melhoria na qualidade do atendimento e uso de novas tecnologias para melhoria da gestão.
O objetivo desta capacitação é, segundo o diretor de inovação da Sumog, Kleber Menezes, oferecer aporte humano e tecnológico aos Ceacs. “Estamos focando o servidor de forma estratégica, pois se ele estiver bem orientado e com bem estar, vai atender melhor o cidadão. E, para realizar a formação gerencial com base no que realmente é necessário, fizemos pesquisas de perfil”, explicou o diretor.
Depois da qualificação dos recursos humanos, a Seplag fará a inovação tecnológica e modernização ambiental dos Ceacs, oferecendo estruturas mais dinâmicas, agendamento de serviços e até adiantamento via internet. Na análise de Kleber Menezes, o cidadão já está sentindo as mudanças e, daqui por diante, a tendência é só melhorar.
“Procuramos solucionar problemas físicos o mais rápido possível para garantir o conforto dos cidadãos que procuram o atendimento e também dos servidores”, explicou Walter Pereira, subsecretário de Estado de Administração e Logística. As melhorias já podem ser vistas no Ceac Riomar, que já conta com nova fachada, ampliação do espaço físico do Ponto Banese e instalação de mais cinco ar condicionados que melhoram a climatização do ambiente.
Aprovado
Na análise de representantes dos órgãos parceiros que participaram da primeira reunião sobre melhoria na qualidade de atendimento, a ideia de discutir resultados e possíveis adaptações é muito bem vinda. “Com certeza, aproveitaremos muito bem para mostrar o que podemos fazer para receber o cidadão com mais conforto e comodidade, além de proporcionar um ambiente de trabalho melhor aos servidores que estão à frente do atendimento”, pontuou Jorge Chagas, administrador de unidade da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Para a gerente de produtos do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Sergipe (Setransp), Andrea Aragão, os Ceacs são fundamentais para os cidadãos que precisam resolver seus problemas. “Estamos no Ceac do Shopping Riomar há dois anos e na da Rua do Turista desde a inauguração. Nossa experiência com os centros é muito positiva para e para os usuários que têm mais conforto e comodidade”, relatou a gerente de produtos do Setransp.
Dernival Dias e Fábio Roberto dos Santos estão entre a relação dos usuários que acessaram os serviços do Ceac da Rua do Turista, mais precisamente os do módulo do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região. Ambos compactuam sobre a boa qualidade dos serviços prestados e enfatizam a comodidade da localização do novo Centro.
“A localização é bastante viável. Vim resolver diversas coisas e aproveitei para tirar minha certidão”, afirmou Fábio Roberto. “Quase toda semana eu disponho de informações sobre movimentações processuais do meu interesse”, comentou Dernival, destacando, também, a sua satisfação com a qualidade do atendimento. E é assim, com compromisso pela qualidade de atendimento e viabilização de soluções modernas, que o Governo do Estado prioriza o bem estar e conforto de todos os cidadãos sergipanos.
- Ceac consolidase como modelo em atendimento ao cidadão – Fotos: Victor Ribeiro/Seplag