Universitários visitam perímetro Jabiberi para conhecer o projeto ‘Balde Cheio’
Na última sexta-feira, 11, estudantes de medicina veterinária da Faculdade Pio X estiveram no perímetro irrigado Jabiberi, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) no município de Tobias Barreto. A visita é resultado do sucesso que o projeto ‘Balde Cheio’ vem fazendo no local. O programa de incentivo à pecuária leiteira é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado (através da Cohidro), o Sebrae, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste, e tem mudado o perfil socioeconômico do homem do campo na região.
O objetivo do programa é estimular a pecuária leiteira entre os pequenos produtores rurais por meio de novas tecnologias (métodos, ferramentas) para aumentar a produção de leite e, consequentemente, a lucratividade desses trabalhadores.
Atualmente existem três unidades demonstrativas do ‘Balde Cheio’. Uma delas é propriedade a de Pedro Vidal, ex-funcionário de uma fazenda que virou patrão. O lote 52 tornou-se referência, pois em dois anos a produção cresceu de 20 litros/dia para 250 litros. Isso em uma área de 3 hectares com 13 cabeças de gado. “Antigamente a minha produção era muito baixa, ficava em torno de 9 até 20 litros/dia. Hoje consigo mais de 250 litros e pretendo chegar aos 450 litros daqui a dois anos”, projeta o produtor.
Antes de sujar as botas no campo, os universitários e alguns produtores de leite que tem interesse no projeto assistiram palestras sobre o manejo alimentar de vacas, proferida pelo zootecnista mestre em produção animal, José Sidnei Bezerra, e sobre o funcionamento do ‘Balde Cheio’, ministrada pelo chefe do perímetro Jabiberi, José Reis Coelho. Além de beneficiar a produção do pecuarista, o projeto capacita o homem do campo a ser um técnico do ‘Balde Cheio’. Com duração de quatro anos o programa ensina todos os passos para ter um bom desempenho nessa empreitada.
De tanto ouvir falar no programa, a professora de extensão rural da Faculdade Pio X, Aline Ferreira, levou os alunos para conhecer o projeto. “Precisávamos fazer essa visita que, por sinal, está bem interessante. Os alunos estão ansiosos para ver tudo aquilo que aprenderam em sala de aula”, explica Aline.
Depois da palestra, a aula aconteceu no campo, onde os universitários puderam ver na prática a mais nova forma de produzir leite de qualidade e em quantidade numa pequena área. “Nosso trabalho é resgatar a autoestima dos produtores e dizer que é possível o projeto que estamos propondo. Exemplo disso é o senhor Pedro”, afirma José Sidnei. O zootecnista ainda relatou que as três unidades demonstrativas estão na segunda etapa, a de melhoramento genético dos animais.
O diretor de Irrigação e Desenvolvimento Agrícola da Cohidro, João Quintiliano, também conversou com os estudantes e produtores. Em um papo descontraído, Quintiliano falou da importância que o ‘Balde Cheio’ trouxe para o perímetro Jabiberi e para os produtores daquela região. “Atualmente há mais de 15 produtores interessados em participar do projeto. Essa é uma ótima oportunidade para ambas as partes, o produtor e a região que se desenvolve”, explica João.
No campo, o chefe do perímetro José Reis Coelho falou das muitas vantagens que o projeto traz ao produtor. Uma delas é a economia que o pequeno pecuarista faz no consumo de energia elétrica. “A irrigação do pasto só é realizada à noite, período que a taxa de energia é mais barata e também pelo fato de o gado alimentar-se nesse horário. É comendo e tomando banho ao mesmo tempo”, brinca Coelho. Antes os produtores pagavam 180 reais de energia, em média, usando de forma errada. Hoje a média é de 40 reais.
O estudante do 4º período de medicina veterinária, Leomax Mendes, conta que achou “muito interessante o projeto, porque ajuda os produtores a melhorarem de vida e, consequentemente, cresce a economia local”.
Já a pedagoga Beatriz de Fátima, que também fez parte da visita, falou de como são importantes iniciativas como esta. “Notamos o comprometimento dos órgãos competentes em realizar projetos como esse. É muito gratificante ver o funcionamento do ‘Balde Cheio’ e como essa idéia só trouxe benefícios para a região”, declara Beatriz.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Universitários visitam perímetro Jabiberi para conhecer o projeto ‘Balde Cheio’ – Professora de extensão rural da Faculdade Pio X
- Aline Ferreira / Fotos: Ascom/Cohidro