Palestra reforça importância de doação de frascos para Banco de Leite
A importância de um banco de leite humano, o seu funcionamento e a necessidade de campanhas para arrecadação de frascos de vidros para coleta e processamento de leite foram temas da palestra da enfermeira Ana Cristina, do Banco de Leite Marly Sarney, unidade que é referência estadual na promoção do aleitamento materno. A palestra, realizada na tarde da última terça-feira, 8, encerrou uma campanha para arrecadação de frascos de vidros promovida pelos acadêmicos de Enfermagem do 6º período da Faculdade Estácio Fase.
Em apenas dois meses de mobilização, os estudantes conseguiram arrecadar quase 900 frascos de vidros com tampas plásticas. Esta já é considerada a maior campanha já promovida para este fim nos últimos três anos. “A Fase já é uma grande parceira nossa. Esta é a terceira campanha consecutiva que os estudantes organizam. Na primeira, foram arrecadados pouco mais de 200 frascos. Na segunda, este número praticamente dobrou e agora já chega a 900”, comentou a enfermeira Ana Cristina.
Durante a palestra, aproximadamente 80 alunos de duas turmas de Enfermagem acompanharam atentos as explanações de Ana Cristina sobre a utilização dos frascos e a importância deles na assistência a recém-nascidos de baixo peso que não conseguem sugar, de crianças prematuras, portadoras de doenças infecciosas, com deficiência imunológica ou mesmo que apresentem intolerância a outros leites.
“Mensalmente, são utilizados cerca de 500 frascos. Estes frascos servem tanto para a coleta do leite que será doado, como também para o processamento e armazenamento deste leite”, explicou Ana Cristina, acrescentando que dos 900 frascos arrecadados nesta campanha, 400 estão sendo doados ao Banco de Leite de Itabaiana.
Para estudante Jaqueline Pessoa, que pretende focar sua formação na área de obstetrícia, a palestra proporcionou um momento singular. “Temos notado cada vez mais o surgimento de mães precoces e despreparadas para lidar com a gravidez e os cuidados com a criança”, disse, acrescentando que o tema da doação de leite humano precisa ser melhor debatido entre profissionais da área da saúde, estudantes e a população em geral.
Banco de Leite Marly Sarney
Desde 1988, o Banco de Leite Marly Sarney é o Centro de Referência Estadual em Banco de Leite Humano na promoção do aleitamento materno. Além de prestar assistência aos bebês através do Ambulatório de Amamentação, o banco mantém um estoque para suprir as necessidades de recém-nascidos de baixo peso que não sugam, crianças prematuras, portadoras de doenças infecciosas, com deficiência imunológica ou mesmo que apresentem intolerância a outros leites.
Através de doações de mães que amamentam e têm excesso de leite, são recolhidos em média 100 litros de leite por mês. Todo leite coletado passa por uma seleção rigorosa, para depois ser pasteurizado e armazenado em condições corretas de higienização e acondicionamento, assegurando assim a qualidade do produto e evitando a transmissão de doenças, conforme determina a Rede Brasileira de Banco de Leite Humano.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Palestra reforça importância de doação de frascos para Banco de Leite – Fotos: Ricardo PInho/FHS