Praça Fausto Cardoso foi palco do Projeto Primavera Literária
Uma grande exposição de literatura, dança e diversas outras artes foi realizada na manhã desta quinta-feira, 27, na praça Fausto Cardoso, pelos alunos do Colégio Estadual Tobias Barreto. O evento fez parte da culminância do projeto Primavera Literária, que visa aumentar a interação dos alunos com as obras de leitura obrigatória do processo seletivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Em toda a praça, os alunos montaram estantes nos quais puderam expor trabalhos sobre literatura de cordel, repente, reisado, além de fazerem apresentações de dança, teatro, poesia e diversas outras manifestações artísticas. “Esse é um momento de socialização, em que os estudantes divulgam para a sociedade o Projeto Primavera Literária, com todos os tipos de manifestação artística que a gente acha imprescindível para que o aluno entenda o processo de leitura como algo interessante e que a mediação da leitura ocorra de forma lúdica”, disse a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Zelita Brito.
O Projeto Primavera Literária esteve presente em todas as escolas da rede estadual de ensino que têm o ensino médio, e a culminância foi realizada com a experiência exitosa do Colégio Estadual Tobias Barreto. A diretora da escola, professora Leilde Aquino, elogiou a iniciativa do projeto como aliado dos alunos na preparação para o vestibular. “Nesta culminância está se realizando tudo o que tem sido feito durante o ano letivo. Para os alunos que vão prestar o vestibular é de fundamental importância a participação e é também uma forma de nós incentivarmos os alunos à leitura”, afirmou.
Preparação para o vestibular
Os estudantes que participaram do evento destacaram que o projeto ajuda na preparação para o vestibular. Foi o caso do aluno Douglas Cláudio, que estuda no Pré-Universitário da Seed, e estava lá prestigiando. “Esse projeto é importante, principalmente para nós que pretendemos ingressar na universidade, pois vai abordar temas que vão cair nas provas da UFS e, com isso, vamos saber o que realmente encontraremos na hora do vestibular”, disse.
Já a aluna do Colégio Estadual Tobias Barreto, Maisa Oliveira Santos, ressaltou a importância do projeto para a divulgação da cultura. “Por meio do Primavera Literária, podemos mostrar para todos um pouco da cultura nordestina, através da literatura de cordel, comidas típicas, além de trabalhar também com os livros que vão cair no vestibular”, afirmou.
Em um dos estandes, os estudantes contaram com a presença do cordelista João Firmino Cabral, que se mostrou satisfeito com o contato entre os alunos e a literatura. “Fico muito feliz em saber que as escolas estão trabalhando com a literatura de cordel em sala de aula, o que tem surtido um grande efeito. Hoje, os alunos estão lendo muito mais; começaram a ver a beleza da poesia. É maravilhoso que esteja sendo divulgado esse tipo de cultura nas escolas”, explicou.
A aluna Maria Aparecida Santos de Souza, do Pré-Universitário, disse que acha importante o projeto. “É um incentivo para que os alunos conheçam mais a cultura e a literatura”, disse. A mesma opinião foi compartilhada pelo estudante do 3º ano do Colégio Tobias Barreto, Rivaldo Lucas de Jesus Santos. “É importante podermos divulgar a literatura do nosso Estado e incentivar a leitura aos alunos que vão prestar o vestibular”, disse.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Praça Fausto Cardoso foi palco do Projeto Primavera Literária – Fotos: Juarez Silveira/Seed