[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realiza no próximo sábado, 29, a primeira edição do projeto ‘Feira da Agricultura Familiar’ no município de Lagarto, das 6h às 12h, Praça Filomeno Hora.

Na feira de Lagarto serão comercializados produtos cultivados de forma convencional e orgânica. Somente poderão vender produtos orgânicos as Organizações de Controle Social (OCS) com atestado da Comissão de Produção Orgânica do Estado de Sergipe – Ministério da Agricultura.

Atualmente as feiras já acontecem com periodicidade semanal em Ribeirópolis e Socorro. Em Aracaju, as edições são quinzenais. Além destas três cidades e de Lagarto, em médio prazo a meta do Governo do Estado é disponibilizar ferramentas para que os agricultores de Boquim, Simão Dias, Umbaúba, Estância, Neópolis, Propriá, Japoatã, Monte Alegre e Poço Redondo também passem a produzir alimentos de origem agroecológica.

Metodologia

Com a iniciativa, o Governo do Sergipe e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pretendem remover o atravessador e aumentar o espaço e a renda do agricultor familiar sergipano e, ao mesmo tempo, disponibilizar ferramentas para que os agricultores passem a produzir alimentos de origem agroecológica.

O projeto fomenta a integração territorial, através da implantação das Feiras Livre e Agroecológicas em Sergipe e foi elaborado para enfrentar e superar a fome, o subemprego, o pouco aproveitamento da capacidade produtiva dos agricultores familiares, além de melhorar a distribuição de renda.

Parceiros

São realizadores do projeto a Seides, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Prefeituras Municipais, Central de Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Sergipe (Centrafes) e Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

São apoiadores a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), o Banco do Estado de Sergipe (Banese), Banco do Brasil,  Instituto de Cooperação Para o Desenvolvimeto Rural Sustentável (Icoderus), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.