[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri), José Macedo Sobral, abriu na manhã do último sábado, 22, na sede da Fazenda Paty, em Itabaianinha, o II Dia de Campo do Nelore Loredo. Ele atendeu o convite do pecuarista Paulo Escariz, idealizadores do evento que congregou criadores de diversas regiões do Estado com o objetivo de repassar tecnologia. O apoio foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Serviço Brasileiro da Pequena e Média Empresa (Sebrae), da empresa Tortuga e da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (Abcz).

O pecuarista Paulo Escariz deu as boas vindas aos participantes, agradecendo por prestigiarem o evento, ressaltando a oportunidade que se afigurava de permutar experiências com pessoas que lidavam com o mesmo tipo de atividade e que passavam por problemas idênticos, como também buscavam soluções que se adequassem à realidade de cada propriedade. Ele destacou também o ensejo de poder mostrar o que vem sendo feito na propriedade Paty com a Raça Nelore, e agradeceu de forma especial a presença do secretário da Agricultura por prestigiar aquele dia de campo, sinalizando de forma prática o apoio do Governo do Estado com a iniciativa, traduzindo, assim, as efetivas relações propostas de uma interatividade com todos os segmentos da agropecuária sergipana.

O Secretário José Sobral parabenizou Paulo Escariz pelo exemplo de organicidade da propriedade e pela iniciativa em promover um importante encontro, com abordagens de suma importância para o pecuarista, notadamente quando é patente o empenho do Governo do Estado de Sergipe na melhoria do rebanho, numa parceria conjunta com a ABCZ, buscando integrar, sobretudo, os pequenos criadores, facilitando a aquisição de animais certificados pelo Progenética, promovendo a melhoria de vida do agricultor familiar. “A miséria mais acentuada no Brasil se encontra no campo, que precisa se desenvolver, ter emprego e opções e alternativas para que o agricultor produza e tenha dignidade”, disse Sobral.

“Aqui estamos aprendendo e podendo ser multiplicadores na difusão de tecnologia. Por esta razão, é que o Governo de Sergipe vem disseminando as vantagens do Progenética e já conversamos com companheiros que aqui estão, visando oportunizar um contato mais estreito dos pequenos criadores, com o programa de melhoramento genético, potencializando essa oportunidade na Exposição Agropecuária de Sergipe, que vai acontecer no mês de novembro, em Aracaju. São eventos práticos, como este, que prestigiamos, aproveitando justamente para dialogar sobre demandas do setor, fortalecendo a agropecuária sergipana”, concluiu o secretário.

O presidente da Faese, Eduardo Sobral, ressaltou o evento pelos investimentos no setor e por oportunizar um congraçamento entre pessoas de objetivos similares, mostrando que Sergipe precisa de somação de esforços, augurando que no próximo ano os eventos se multipliquem.

O presidente da Associação dos Criadores de Sergipe, Roberto Góis, deu ênfase ao intercâmbio de experiências entre técnicos e criadores que ali se efetivavam, se tratando de melhoramento genético. “Nesse contexto, justiça se faça à parceria do Governo do Estado de Sergipe, através da Seagri, com a ABCZ, promovendo mudanças de pensamento e de atitudes entre agricultores familiares, que já estão sendo conscientizados do acesso e representando diretrizes técnicas de desenvolvimento do meio rural”.

As palestras do Dia de Campo versaram sobre ‘Programa de Melhoramento Genético do Zebu e a Utilização dos índices para o Criador e o Comprador de Touros Melhorados’, proferida por Lauro Fraga de Almeida, e ‘Suplementação Estratégica no Período Seco’, por Rozendo Machado Lopes, da empresa Tortuga.
Ao final das explanações, os participantes puderam assistir a uma apresentação do trabalho realizado na propriedade, no Nelo Loredo e no Mangalarga Marchador – Marcha Picada.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.