Museu Histórico recebe exposição sobre a praça São Francisco
Por Monique de Sá, da Ascom/Secult
Em comemoração ao 24 de outubro – Dia da Sergipanidade – , a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançará nesta sexta-feira, 21, no Museu Histórico de Sergipe (MHS), a exposição temporária do Memorial de Sergipe da Universidade Tiradentes: ‘Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade’. A exposição, elaborada através do dossiê feito pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) na época de concessão do título, visa destacar este símbolo e cartão postal sergipano.
Além da abertura da exposição, que ocorrerá às 11h30, o público que for até o MHS poderá participar, também, de uma palestra, às 10h, tendo como temática a Praça São Francisco, que terá como convidados, Juliana Nascimento, representando o Memorial de Sergipe e a historiadora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/SE), Kleckstane Farias. Após a palestra, o Grupo Cultural Peneirou Xerém fará uma animada apresentação na Praça.
Segundo o diretor do MHS, Thiago Fragata, o Dia da Sergipanidade é a data mais propícia para o Museu abrigar esta exposição. “Aproveitaremos este momento para destacar a Praça São Francisco, que hoje é um símbolo sergipano. É preciso que as pessoas conheçam este conjunto arquitetônico –, principalmente os sergipanos”, ressaltou.
Ainda de acordo com o diretor, a exposição ‘Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade’ ficará montada no MHS até a segunda semana de novembro. Caso escolas ou instituições queiram agendar uma data com a unidade museal, basta ligar para 3261-1435. “É importante lembrar que instituições públicas e sociais são isentas de taxas”, avisou Thiago.
A homenagem é uma realização da Secult, através do MHS e conta com a parceria do Memorial de Sergipe/Unit, Casa do Iphan/São Cristóvão, Grupo Cultural Peneirou Xerém e Rotary Club São Cristóvão.
Sobre a exposição
Esta é a primeira vez que a exposição sobre a Praça São Francisco do Memorial de Sergipe sai da capital e chega até o interior, segundo conta a diretora do Memorial, Fabiana Carnevalle. “Ano passado, quando recebemos o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, sabíamos que não poderíamos deixar passar esse marco em branco. Por isso pensamos na exposição que é toda baseada no dossiê elaborado pela Unesco. A princípio ela tinha um cunho temporário, mas devido ao seu sucesso ela foi adaptada e passou a ser itinerante, saindo pela primeira vez da capital nesta oportunidade”, explicou Fabiana.
A exposição ‘Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade’ foi montada em comemoração aos 156 anos de Aracaju, em março deste ano. Devido ao seu sucesso, ela passou a ser itinerante e conta com cinco painéis com textos e fotos. Uma particularidade desta mostra é um painel específico com a lista dos 18 Patrimônios Culturais Brasileiros.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Museu Histórico recebe exposição sobre a praça São Francisco – Foto: Ascom/Secult