[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O município de Ribeirópolis, na região do agreste sergipano,  ativa sua Coordenadoria de Políticas para as Mulheres. A solenidade de comemoração pela abertura dos trabalhos ocorreu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maria das Virgens Barreto, na tarde da última quarta-feira, 19. O estado de Sergipe possui 25 coordenadorias municipais de Políticas para as Mulheres.

Participaram do ato a secretária de Políticas para as Mulheres de Sergipe, Maria Teles dos Santos, a prefeita Uita Barreto, a delegada do município, Ana Paula Moreira, representantes de movimentos sociais e a nova coordenadora, Marineusa Santos Menezes.

“A partir de agora vamos divulgar as políticas públicas direcionadas às mulheres. Queremos trabalhar com a prevenção e para isso vamos promover ações de combate à violência contra a mulher. Com o apoio da prefeitura e a parceria da Secretaria das Mulheres poderemos realizar um grande projeto”, disse a coordenadora.

Programação

A programação teve início às 14h e aconteceu em um dos espaços do Cras. Com um público formado em sua maioria por mulheres, a solenidade constou de apresentação cultural, exposição de trabalhos manuais confeccionados por mulheres da localidade e pronunciamentos.

Também na ocasião, a estudante de Serviço Social da UFS e estagiária da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), Luciana Ferreira, apresentou um projeto acadêmico intitulado ‘Conquistando Espaços’. Segundo a universitária, o tema prevê estimular o controle social visando à implantação de Conselhos dos Direitos da Mulher no estado de Sergipe.

Na ocasião, a prefeita Uita Barreto disse estar feliz com a ativação da coordenadoria. “Vocês, mulheres, terão nessa coordenadoria um espaço para conhecer e discutir sobre seus direitos e deveres”, informou a prefeita. 
 
Igualdade
 
“Estamos vivenciando um momento muito importante. Ribeirópolis está sendo um exemplo”, ressaltou a secretária de Políticas para as Mulheres de Sergipe, ao iniciar seu pronunciamento. Maria Teles pediu para que a plateia observasse os componentes da mesa.

“Aqui tem uma prefeita, uma delegada, uma secretária e uma coordenadora. São as mulheres ocupando espaços que há certo tempo eram destinados apenas aos homens. Não queremos ser melhores, apenas iguais”, enfatizou.

A secretária fez um relato das mudanças ocorridas nos últimos tempos no que diz respeito às questões de gênero. Falou sobre a importância da mulher na política e, numa linguagem bem simples, mostrou como a mulher despertou para as oportunidades no mercado de trabalho. Através da sua equipe, a secretária distribuiu material informativo, dentre eles, a Lei Maria da Penha.

Comemoração

Marinalva de Jesus, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ribeirópolis, disse que o momento deveria ser mesmo comemorado. “Precisamos de um local como esse. Assim a gente vai ter mais um espaço para lutar por melhor qualidade de vida para as mulheres que vivem na roça”, completou.

A coordenadora Marineusa Menezes se pronunciou mais uma vez para agradecer o apoio do Estado por meio da SEPM. “Estamos muito felizes por saber que a secretaria tem à frente uma mulher do povo. Maria Teles representa muito bem a mulher sergipana”, finalizou.

Coordenadorias municipais

O estado de Sergipe conta com 25 coordenadorias municipais de Políticas para as Mulheres. Elas estão distribuídas nos municípios de Poço Verde, Tobias Barreto, Estância, Lagarto, Simão Dias, Umbaúba, Cistinápolis, Boquim, Aracaju, Laranjeiras, Maruim, Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão, Japaratuba, Carmópolis, Santana do São Francisco, Propriá, Itabi, Nossa Senhora das Dores, Monte Alegre, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana e Ribeirópolis.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.