[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi encerrada nesta quarta-feira, 19, a IX Conferência Estadual de Assistência Social, promovida pelo Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas) e pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). Durante a manhã, os conferencistas selecionaram 12 propostas para compor o relatório final a ser encaminhado à VIII Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá em Brasília.

As propostas foram baseadas em quatro eixos temáticos: ‘Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no Sistema Único de Assistência Social (Suas); Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais’; ‘Fortalecimento da participação e do controle social’; e ‘Os desafios do Suas na erradicação da extrema pobreza no Brasil’.

Já durante a tarde, foram eleitos 18 delegados que representarão Sergipe na etapa nacional. O evento apresentou o tema ‘Avançando na Consolidação do Sistema Único da Assistência Social com a Valorização dos Trabalhadores e a Qualificação da Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios’ e aconteceu no Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju.

A presidente do Ceas, Aída Santana, avaliou a conferência positivamente. “O evento aconteceu dentro do que estava previsto, com debates e discussões de propostas a serem encaminhadas à Brasília. A conferência foi resultado de um processo democrático e a única lamentação que tenho a fazer é sobre a pouca representação dos secretários municipais de Assistência Social na conferência, haja vista que todos foram convidados a participar”, ressaltou.

A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, participou da abertura dos trabalhos e destacou a importância da construção de um novo olhar para a Assistência Social. “Hoje temos um novo paradigma da Assistência Social não só em Sergipe, mas no Brasil. O nosso país não é mais só reconhecido pelo samba e pelo futebol, mas pelas políticas de inclusão, assistência e desenvolvimento social. O Nordeste é a região que mais está crescendo, por isso queremos fazer com que Sergipe seja destaque em levar dignidade e dar direitos aos cidadãos. Temos consciência que o Brasil está mudando para melhor e Sergipe segue o mesmo caminho”.

Delegados

A delegada eleita Ana Carolina Trindade, representante da categoria governamental, destacou as principais propostas que serão levadas à capital brasileira. “Vou lutar pela autorização de concurso público para assistentes sociais em Sergipe, pelos avanços na gestão de trabalho e pela democratização do acesso ao cofinanciamento estadual”.

Simone Barreto Datino, delegada eleita representante da Barra dos Coqueiros, ressaltou que terá a valorização do trabalho como proposta. “Vamos lutar pelo estabelecimento de metas e prazos para aprovação do piso salarial do assistente social e pelo fortalecimento das entidades não governamentais”.

O delegado representante dos trabalhadores, José Antônio Brás, destacou o eixo da Erradicação da Miséria como um dos principais assuntos discutidos durante a conferência. “O evento foi muito organizado e a coordenação está de parabéns por introduzir a questão da erradicação da pobreza nos debates. Temas como esse são fundamentais para enriquecer as discussões e destacar propostas que contribuam para acabarmos com a miséria no nosso Estado”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.