Fapitec-SE lança edital para implementar Núcleos de Apoio à Pesquisa em políticas públicas
Estabelecer parcerias com as secretarias de Estado para o desenvolvimento de pesquisa científica em áreas específicas, através da implantação de núcleos é o principal objetivo do edital do NAPs lançado na última segunda-feira, 10. Este edital é uma ação da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec-SE), vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) com as secretarias. O principal objetivo é implementar ações conjuntas com as secretarias para promover a realização de estudos e pesquisas aplicadas em políticas públicas no estado de Sergipe.
Os núcleos que serão contemplados no edital são: NAPSEC, que abrange a secretarias de Segurança Pública, Justiça e de Defesa do Consumidor, Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social; Planejamento e Gestão Governamental (Napp), Cultura (Napsecul) e Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia (Napad).
De acordo com a coordenadora do NAPSEC, Abigail Santos, as pesquisas facilitarão o armazenamento de dados da Secretaria de Segurança Pública. “Essas pesquisas vão ser direcionadas na coleta de dados de homicídios e acidentes de trânsito e a motivação de vários tipos de crimes”, afirmou. O Napsec possui sete linhas de pesquisas que pretendem desenvolver um estudo sobre o quadro geral da segurança pública em Sergipe a partir dos principais problemas enfrentados.
A pesquisadora da Unit, Vânia Fonseca, aponta necessidade de um mapeamento em relação às causas que ocasionam o aumento da violência. Para ela, NAPSEC facilitará a coleta desses dados. “Não só o ambiente educativo, mas o social também favorece o aumento da violência. E, com isso, deve-se buscar entender o que tem naquele local que está favorecendo a violência. As condições sócio-ambientais influenciam diretamente no aumento da criminalidade”, afirmou a pesquisadora, que pretende inscrever o seu projeto em uma das linhas do NAPSEC.
Criação do Sistema Estadual de Informações e Indicadores Culturais. Essa é uma das linhas temáticas que o NAPSECUL, da Secretaria de Estado da Cultura, pretende desenvolver, através de pesquisa. De acordo com o secretário adjunto da Cultura, Marcelo Rangel, o Estado necessitava de um núcleo de pesquisa para coletar esses dados com exatidão. “O NAPSECUL vai fazer um levantamento de manifestações culturais no Estado e, a partir desses dados, fazer um mapeamento para saber em quais áreas merece atenção e buscar melhoras”, afirmou Marcelo Rangel.
Segundo o superintendente de Estudos e pesquisas da Seplag, Walter Uchôa, a parceria entre as secretarias é fundamental para o sucesso dos NAP’s. A Secretaria de Estado da Inclusão, Secretaria de Estado do Trabalho, por exemplo, vão atuar em conjunto com NAP-PG para dar assistência ao núcleo de pesquisa. “Através do NAP-PG iremos construir indicadores para responder a determinados problemas. Realizar um mapeamento no Estado para entender quais as condições que ocasionam a pobreza e desigualdade social. E divulgar estes dados para servir pesquisa para diversas áreas”, explicou o superintendente.
“A pesquisa científica envolvendo pesquisadores pode oferecer o exercício da produção do conhecimento e o tratamento objetivo das informações necessárias, qualificando a leitura e o debate sobre a problemática”, destacou o membro do Napad, Danilo Munduruca. De acordo com Danilo, o intercâmbio técnico-científico através da implantação do NAP’s, voltado à temática constitui um significativo apoio institucional para viabilizar a superação da desinformação nas diversas fontes de informações de dados existentes sobre a política de Desenvolvimento. Além disso, mudar o quadro de desconhecimento da produção científica existente sobre a temática e as limitações no tratamento dos dados existentes.
É com este objetivo de aplicar o conhecimento científico para buscar melhoras em áreas específicas, e, assim proporcionar uma melhoria nas políticas de Sergipe, que será lançado o edital do NAP’s. “Esse edital contempla demandas específicas voltadas para linhas de interesse dos núcleos direcionadas para políticas públicas. Espera-se gerar resultados que contribuam com soluções para os problemas enfrentados não para as secretarias como também para a sociedade”, afirmou o diretor técnico Marcelo Mendonça, lembrando que o edital visa atender as demandas do Estado buscando soluções para problemas na área de políticas públicas.
O edital é destinado à pesquisadores de instituições de pesquisa sediadas em Sergipe. A meta é apoiar até 20 projetos, correspondendo a 40 bolsistas de apoio técnico, sendo também uma ação de formação de estudantes de graduação. As propostas aprovadas serão financiadas no valor estimado de R$ 650 mil.
Os pesquisadores interessados deverão submeter às propostas em dois momentos: por meio eletrônico, através do sistema SIGFAPITEC, em que o pesquisador deverá preencher o formulário eletrônico de apresentação do projeto. No segundo momento, através do meio impresso. As orientações que se encontram no edital para submissão do projeto deverão ser seguidas. O edital está disponível no endereço eletrônico www.fapitec.se.gov.br.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- FapitecSE lança edital para implementar Núcleos de Apoio à Pesquisa em políticas públicas – Fotos: Vieira Neto/Sedetec