Jackson Barreto participa da abertura da 5ª Conferência Estadual de Saúde
Na noite desta sexta, 7, o governador do Estado em exercício, Jackson Barreto, participou da solenidade que marcou o início dos trabalhos na 5ª Conferência Estadual de Saúde de Sergipe (Confesa). Com o tema ‘O SUS é de todos: acesso universal e integral com cidadania, uma conquista do povo brasileiro’, o evento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Aracaju, seguirá até o próximo dia 9.
Em sintonia com o que preconiza a 14ª Conferência Nacional de Saúde, que terá como tema ‘Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro’, a Confesa buscará debater o atendimento integral ao paciente na rede e o acesso universal do cidadão à uma saúde de qualidade. Um dos diferenciais deste ano está na participação de 504 delegados escolhidos durante Conferências Municipais realizadas em todos os 75 municípios sergipanos.
Ao dar as boas vindas aos participantes, o governador em exercício ressaltou suas expectativas quanto ao decorrer do evento. “Aqui será feito um balanço de toda a atuação do SUS em nosso Estado, além de uma análise de suas perspectivas, das sugestões que poderão ser emanadas dessa conferência, na perspectiva de que vai se colocar em discussão aquilo que interessa de forma direta aos senhores usuários, aos gestores da área da saúde e aos servidores, com a consciência de que a saúde é um direito de todos”, afirmou Jackson.
O momento diferenciado vivido pela Saúde em Sergipe também foi lembrado pelo governador em exercício. “Como diria o ex-presidente Lula, nunca na história desse Estado se investiu tanto na Saúde quanto no governo atual e essa justiça nós temos que fazer. Temos problemas e temos a consciência de que só resolveremos esses problemas com a participação de todos, mas não podemos negar os avanços que este Estado obteve. Foram mais de R$300 milhões investidos na saúde”, destacou o governador, que no decorrer da solenidade participou da entrega de homenagens à personalidades que têm contribuído para o desenvolvimento do SUS em Sergipe.
Ex-secretária de Estado da Saúde em Sergipe e atual coordenadora geral de Contratualização Interfederativa do Ministério da Saúde, a médica Mônica Sampaio representou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na ocasião, ela apresentou um panorama do SUS no país, descrevendo o cenário atual e as estratégias do Governo Federal para enfrentar novos desafios. Outro destaque no pronunciamento da ex-gestora da saúde local foi sua referência à qualidade dos profissionais e das políticas desenvolvidas em Sergipe.
“Os sergipanos não cansam de lutar por esse sistema. Sergipe foi e é um celeiro que tem importado inúmeros dirigentes país afora. Hoje, no Ministério da Saúde em várias secretarias, nós temos pessoas que foram formadas aqui naquele projeto semeado pelo então prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, que trouxe esse projeto para que se espalhasse para o Estado”, destacou.
Conferência Nacional
Na Conferência Nacional, que será realizada entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro deste ano, Sergipe apresentará sete diretrizes e em cada diretriz serão discutidas cinco propostas, totalizando 35 propostas. “Essa é uma conferência estadual, que é uma etapa da conferência nacional. Estamos muito felizes com o resultado da etapa municipal, onde 100% dos municípios realizaram suas conferências. No nosso modo de ver, isso significa o vigor com que o SUS se organiza no Estado”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães.
Cada uma das conferências municipais de Sergipe contou desde o início com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, que disponibilizou técnicos e gestores das áreas para realização de palestras e ajuda na condução dos trabalhos dos conferencistas. “Esperamos fazer um balanço, especialmente da reforma sanitária, que possa contribuir com boas diretrizes. Além disso, também reuniremos as propostas de Sergipe que serão levadas para a Conferência Nacional e definiremos a comitiva de 52 delegados que representarão o Estado em Brasília”, concluiu o secretário.
Entre os demais presentes na solenidade de abertura da 5ª Confesa estavam ainda o deputado federal Rogério Carvalho, o deputado estadual Gilton Andrade e a procuradora do Ministério Público de Sergipe encarregada da área de saúde, Euza Missano.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Jackson Barreto participa da abertura da 5ª Conferência Estadual de Saúde –