Sete mil crianças participaram do projeto ‘Livro Vivo’
Cerca de sete mil alunos da rede estadual e municipal de ensino tiveram um dia dinâmico e atrativo com diversas atividades lúdicas, realizadas na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED). Isso porque desde a última quarta-feira, 5, essas milhares de crianças foram contempladas com o projeto ‘Livro Vivo’ – uma parceria entre a Editora Paulus e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Além das atividades e do acesso à biblioteca, a ação, que se encerrou nesta sexta-feira, 7, foi responsável pela distribuição de sete mil kits de livros infantis entre essas crianças.
O projeto, que é desenvolvido em Sergipe desde 2008, vem mostrando seu amadurecimento durante esses anos. “Em 2008, nós começamos esse projeto contemplando apenas uma cidade: Aracaju. Já no ano posterior, incluímos outros municípios. Em 2010, trabalhamos com cinco municípios e a distribuição de seis mil kits. Em 2011, o número de cidades participantes quase quadriplicou com a participação de 19 e a distribuição de sete mil kits”, explicou a diretora da BPED, Sônia Carvalho.
Ainda segundo Sônia, o objetivo para os próximos anos é fazer com que o projeto cresça ainda mais, atingindo todo o território sergipano. “Nós entendemos que o caminho para a sabedoria é o incentivo à leitura. Por isso, pretendemos, nos próximos anos, atingir os 75 municípios sergipanos. Além disso, é importante lembrar que não basta entregar o livro à criança. Nós temos um preparativo inicial que envolve os professores, para que eles trabalhem essas leituras em sala de aula”, informou.
Biafa
Contações de histórias, brincadeiras, cantinho da leitura e escrita, lanche, visitação às dependências da biblioteca. Todas essas atividades fizeram parte da programação do ‘Livro Vivo’, que não ocorreu apenas na BPED, mas também na Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar (Biafa).
“Foram três dias de uma dinâmica muito intensa. Eles conheceram o espaço da biblioteca – muitas crianças ainda não conheciam, passaram pela dinâmica da contação de história – que foi muito enriquecedora para eles, ficaram encantados com os grupos e personagens infantis apresentados. A gente proporcionou pra essas crianças um dia diferente de alegria e a receptividade deles foi muito boa”, contou a diretora da Biafa, Cláudia Stocker.
Caminho da leitura
Após percorrer o mágico ‘Caminho da Leitura’ – montado pelos estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) -, as crianças foram convidadas a escrever uma ‘cartinha’, falando sobre suas impressões acerca do dia de lazer.
Segundo Yrla Santos do Nascimento, de nove anos, o primeiro livro que vai ler é ‘O Mágico de Oz’, de Lyman Frank. “Adorei o passeio e os livros que ganhei. Já li ‘Os Três Porquinhos’, por isso quando chegar em casa vou ler o ‘Mágico de Oz’ e contar a minha mãe como o passeio foi legal”, disse.
Já o pequeno Victor Ferreira, de 8 anos, da Escola Estadual Lourival Batista, disse que o que mais gostou foi o passeio de ônibus que fez com seus coleguinhas até a BPED, além da contação de histórias. “Nunca tinha visitado a biblioteca, por isso quero vir aqui mais vezes. O passeio de ônibus e a história do sapo e da menina Izabel foram as coisas que mais gostei”, elogiou.
Para Wiliane Machado, de 9 anos, o dia na BPED foi a oportunidade de ter uma manhã diferente com seus colegas de classe. “Achei muito engraçada a história do macaquinho que a tia contou. Adorei o passeio, as histórias, o lanche”, disse a menina, que pretende ser veterinária quando crescer.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sete mil crianças participaram do projeto ‘Livro Vivo’ – Fotos: Ascom/Secult