Sedetec participa de almoço alusivo ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa
Com percentual de compras governamentais realizadas diretamente das micro e pequenas empresas (MPEs) chegando a 45% do total, Sergipe é o Estado brasileiro em que a política de apoio a essas empresas serve de exemplo para as demais unidades da Federação. Por isso que a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) no almoço em homenagem ao Dia nacional da Micro e Pequena Empresa, realizado nesta quarta-feira, 5, foi mais do que oportuna. Realizado pelo Sebrae/SE, pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) e pela Sedetec, o evento reuniu diversos empresários do segmento e representantes de classe que celebraram as conquistas alcançadas e projetaram a atuação do setor para o futuro.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia Zeca da Silva, foi um dos que destacou a importância das MPEs no cenário nacional e sergipano. “A capacidade de união dessa categoria pode ser exemplificada em um evento como esse, que foi feito de forma rápida, mas que conta com essa imensa participação. Essa união é que leva ao sucesso das MPEs”, destacou, lembrando que a Sedetec é parceira constante das micro e pequenas empresas. “Servimos como um elo, somos co-participes das lutas do empresariado sergipano desse segmento. E estamos empenhados, junto com as entidades representativas, para lutarmos por mais conquistas”, frisou.
O superintendente do Sebrae em Sergipe, Lauro Vasconcelos, também registrou que as MPEs têm razões para festejar. “Temos o que comemorar, sim. Através do trabalho das entidades junto ao governo temos alcançados vitórias significativas. Mas cabe a esses mesmos parceiros buscarem inserir as MPEs cada vez mais na economia”, observou Lauro, lembrando que essas empresas atualmente representam 20% do PIB brasileiro e são as maiores geradoras de emprego e renda no país.
Concordando com os motivos para a celebração, o presidente da Acese, Alexandre Porto, pontuou as mudanças que aconteceram no setor a partir de 2007, quando foi sancionada, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. “Com isso passamos a ter acesso mais simples ao crédito, por exemplo. Assim as nossas empresas cresceram, passamos a vender para o governo e tivemos muitas conquistas”. E Porto também ressaltou os desafios que as MPEs encaram de agora em diante, com destaque para o crescimento do teto e do subteto para as empresas, a luta por um Simples trabalhista, a desburocratização e a qualificação de gestão.
“Faço questão de frisar o incondicional apoio do governo às MPEs, que se reflete nas compras governamentais, mas que vai adiante, contando com o apoio da Sedetec. Isso porque o setor que mais emprega no país merece toda força possível. E estou sentando à mesa com as entidades que representam essas empresas para que possamos contribuir da melhor forma com os diversos pleitos do setor em Sergipe”, assegurou o secretário Zeca da Silva. Segundo dados do Sebrae, Sergipe conta atualmente com 28.811 mil micro e pequenas empresas cadastradas. Desse total, 15.940 atuam no setor do comércio, 8.237 em serviços e 4.634 na indústria.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sedetec participa de almoço alusivo ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa – O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia Zeca da Silva