Seed apresenta Prova Brasil e Saeb a secretários municipais de educação
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na manhã desta quinta-feira, 29, reunião com representantes de Secretarias Municipais de Educação de todos os municípios sergipanos para apresentar itens e dirimir dúvidas sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Prova Brasil. Os exames ocorrerão no mês de novembro para alunos matriculados no 5º e 9º anos do ensino fundamental e para alunos da 3ª do ensino médio.
O evento ocorreu no auditório da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise) e foi comandado pela interlocutora da Seed junto ao Ministério da Educação, professora Jonielly Cheyenne. “Queremos dar nossa contribuição para melhorar o sistema educacional em nosso país. Para tanto, precisamos conhecer todas as avaliações realizadas pelo MEC [Ministério da Educação]. Por isso, é importante que haja essa mobilização junto aos educadores a fim de que nossos alunos se saiam bem nas avaliações do Saeb/Prova Brasil, auxiliando, assim, para o aumento do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] em Sergipe e no Brasil”, explicou Jonielly.
A coordenadora de logística da Prova Brasil pela Seed, professora Raquel Taveira, reforçou as palavras de Jonielly. “É necessário que todos compreendam a importância da Prova Brasil enquanto ferramenta que contribui para avanços e melhorias na educação do país. Este ano foram incluídas nas avaliações as escolas rurais com mais de dez alunos matriculados e as escolas urbanas com mais de 20 alunos, para tornar os exames ainda mais eficazes”, explicou Raquel.
Sistemática
Todos os professores presentes a essa reunião ficaram satisfeitos com a realização do evento, que serviu para dirimir dúvidas. A secretária adjunta de Educação de Ribeirópolis, professora Daniela de Jesus, ficou mais segura para aplicar os exames em seu município. “Foi uma reunião bastante esclarecedora, que auxilia o professor na hora de aplicar os exames em sua escola”, declarou a professora.
Quem também conseguiu compreender melhor a sistemática do Saeb/Prova Brasil foi a representante da Secretaria de Educação de Ilha das Flores, a professora Leosmeire de Oliveira. “Realmente é muito importante aplicar a Prova Brasil, pois, através desses exames, é possível se fazer um diagnóstico das escolas e se buscarem melhorias para oferecer à sociedade um ensino cada vez melhor”, disse a professora.
Prova Brasil e Saeb
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seed apresenta Prova Brasil e Saeb a secretários municipais de educação – Fotos: Wandycler Júnior/Seed