[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Ministério da Saúde e a Prefeitura de Aracaju, via SMS – Secretaria Municipal de Saúde -, iniciam nesta terça-feira, dia 25, mutirão para cadastrar cerca de 170 mil pessoas até o final de julho para receberem o Cartão SUS.
Para tanto, estão sendo contratados 160 cadastradores com experiência no recenseamento do IBGE. Desses, 80 serão contratados pela Secretaria Municipal de Saúde e 80 pelo Ministério da Saúde. Algumas investidas-piloto já foram feitas durante essa semana para testar a capacidade técnica e a aceitação da população. Na terça-feira, o primeiro bairro a receber os cadastradores será o Jardim Esperança, na zona sul de Aracaju.
A meta de cada cadastrador, por dia, é de 35 registros. O potencial de trabalho da primeira equipe, 29 pessoas, é de 5.075 cadastros a cada cinco dias. Com toda a equipe em campo é possível realizar 28.000 cadastros a cada 5 dias.
Com uma população de 460.901 pessoas, segundo a atualização do IBGE do Censo 2000, Aracaju realizou o cadastramento de 60% da população. Restam ainda, para o esforço concentrado, 40%. Numa análise mais apurada, verifica-se que as regiões de baixa cobertura, ou de maior resistência ao cadastramento, são as de classes média e alta onde se encontra a menor população cadastrada.
Para esclarecer a população sobre a importância do Cartão e esse esforço concentrado a diretora da Secretaria de Gestão e Investimento em Saúde do Ministério da Saúde, Rosani Evangelista da Cunha, e o secretário de Saúde, Rogério Carvalho, convocam a imprensa para uma entrevista coletiva às 14 horas do dia 25 no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Após a entrevista a imprensa poderá acompanhar uma das equipes em campo fazendo os primeiros cadastros.

CIDADE PILOTO
Aracaju é uma das 44 cidades piloto na implantação do Sistema Cartão Nacional de Saúde, e dentre elas, a cidade onde o sistema está mais avançado. Atualmente já são 250 mil cartões entregues e 30 unidades com os TAS – Terminais de Atendimento do SUS instalados.
O projeto Cartão Nacional de Saúde é um sistema de informação de base nacional que além de facilitar o atendimento, melhora o trabalho dos gestores e profissionais da área da saúde porque permite o acompanhamento da referência e contra-referência dos usuários do SUS; a identificação das ações de saúde realizadas; e a vinculação do usuário com o profissional e a unidade de saúde, além dos procedimentos realizados.
Em Aracaju, entre as unidades da rede municipal de saúde e as clínicas e laboratórios privados, que prestam serviço ao SUS, serão instalados 660 terminais de atendimento.

Coletiva
Dia 25.06 às 14 horas
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde- Rua Sergipe 1310 – Siqueira Campos[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.