Almanaque’ estreia com apoio da Aperipê
Há dez anos, quando a Cia de Teatro Stultífera Navis ousou colocar meia dúzia de jovens atores no tablado do Teatro Juca Barreto, o cenário cultural de Aracaju era completamente diferente. De acordo com o diretor Lindemberg Monteiro, não existia qualquer preocupação com a formação de plateias e o público mais jovem era desprezado pelas montagens. “Almanaque”, primeiro espetáculo da Cia, mudaria os rumos da história.
Na montagem original da Stultífera, os parâmetros que orientariam o trabalho de Lindemberg. Para o diretor, importa produzir consequência e o Projeto Temporadas seria a cartada responsável por tamanha transformação. Ele explica que, com a nova montagem de “Almanaque”, a partir desta quinta-feira, nove espetáculos ficarão à disposição da curiosidade do público na Casa Rua da Cultura. “Eu desconheço outro espaço, em qualquer lugar do país, que abrigue um projeto parecido com esse, com tanto espetáculo em cartaz ao mesmo tempo”, disse. A montagem da peça, bem como o Projeto Temporadas, conta com o apoio da Fundação Aperipê.
Nessa nova montagem, atores que tomaram parte daquele primeiro momento feliz da Cia dividem a atenção com atores convidados para preencher a lacuna. Para o ator Anderson Bruno, que não pode matar a saudade do palco devido a problemas na agenda, a vitalidade do espetáculo sobreviveu aos rigores do tempo.
“O Almanaque é ainda é uma novidade muito grande. Existe ali um frescor e uma juventude que não é comum ao teatro produzido em Sergipe. É tudo muito despretensioso e divertido. Eu fico muito feliz de ter participado disso”, destacou.
Espetáculo
“Almanaque” narra de forma crítica e bem humorada os fatos mais relevantes dos últimos 50 anos no Brasil e no mundo. Para quem assistiu em 2001, fica o convite para comemorar o aniversário de dez anos da montagem original. Quem ainda não viu, tem agora a oportunidade de resgatar a dívida com a história recente do teatro feito em Sergipe.
Reunindo o elenco de 2001 e uma nova geração de atores, a temporada do espetáculo vai do dia 29 de setembro ao dia 09 de dezembro, semanalmente, às quintas e sextas, a partir das 19 horas, na Casa Rua da Cultura (Praça Camerino, Nº 210 – Centro).