Alunos do ensino médio visitam o perímetro irrigado Piauí, em Lagarto
Aliar a prática aos conhecimentos adquiridos em sala de aula em disciplinas como física, química, biologia e geografia. Os perímetros irrigados administrados pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) se tornaram campos ideais para essa experiência. Na manhã de quarta-feira, 21, um grupo de estudantes do ensino médio conheceu o trabalho que a Cohidro desenvolve no perímetro Piauí, município de Lagarto.
Os adolescentes cursam o primeiro ano do ensino médio do Colégio Cenecista Laudelino Freire, uma instituição particular da cidade de Lagarto. Acompanhados pelos professores de geografia e física, os alunos observaram, in loco, alguns dos assuntos abordados em sala de aula.
Professora de geografia, Marília Barbosa dos Santos, destacou o trabalho realizado pelo perímetro no segmento da agricultura, sobretudo com a produção agroecológica. “Temos o projeto de construir uma horta na escola, e aqui eles puderam descobrir como funciona esse trabalho. Além do mais, os alunos conheceram a realidade da produção orgânica, os benefícios para o homem do campo e o para o consumidor final. É importante que esses jovens abracem o orgânico e estimulem uma alimentação mais saudável dentro de casa. Eles são capazes de formar opinião e contribuir para a mudança dos hábitos”, declarou .
Já o professor Eduardo Conceição Fortaleza utilizou outros aspectos do perímetro para explorar a física, matéria que leciona na escola. “Os alunos conheceram a casa de bombas e receberam informações sobre a vazão, a potência, o reservatório de água com quase 6 mil m³, que, além da irrigação, é utilizado para abastecer cerca de 150 mil pessoas de três municípios. Eles ficaram impressionados com a infraestrutura e com o funcionamento das máquinas”, relatou.
A casa de bombas, aliás, foi o que mais chamou atenção da estudante Milena Moura. “O maquinário e todo o processo realizado para levar a água até os moradores foram os aspectos mais interessantes da visita. Realmente, nós pudemos observar como acontecem na realidade alguns dos conteúdos dos livros. Dessa forma fica bem mais fácil aprender”, disse .
Já a aluna Thaynar Bolina demonstrou curiosidade especial pela estação agroclimatológica, importante aliada da Cohidro no processo de irrigação. “Foi interessante conhecer a estação e a finalidade de cada um dos aparelhos”, opinou a estudante sobre o setor responsável por colher dados climatológicos usados para programar a irrigação.
Produção Agroecológica
Um programa recém-implantado pela Cohidro mereceu destaque nas explicações do gerente do perímetro, Marcos Emílio Almeida. Trata-se da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) projeto que irá beneficiar 99 agricultores familiares dos perímetros irrigados através da garantia de renda extra, além de estimular a produção livre de agrotóxicos.
“Apresentei a horta orgânica, que vai dar lugar à plantação de ervas medicinais. No entanto, dei um foco maior à unidade demonstrativa do PAIS, que existe na sede do perímetro. É uma nova tecnologia social que combina a produção vegetal com a criação de animais e dispensa o uso de agrotóxicos, o desmatamento e as queimadas. O Pais também promove a sustentabilidade porque preserva a qualidade do solo e das fontes de água, incentiva os agricultores a se organizarem em associações e aponta novos canais de comercialização. É importante que eles saibam da existência de projetos que impulsionam a produção orgânica e estimulam a agricultura familiar”, destacou .
Importância da visitação
Os professores avaliaram de forma positiva o dia de campo e prometeram retornar com os alunos em uma nova visita. “Aqui eles conheceram uma outra realidade, que talvez só tivessem visto nos livros didáticos. Com isso, eles vão agregar conhecimentos para sua vida estudantil, profissional e pessoal”, acredita a professora Marília.
Para Marcos Emílio, as visitações ajudam a repercutir o trabalho realizado pela companhia. “Por ano, recebemos entre 800 e 1000 estudantes no perímetro. É sempre uma honra receber pessoas interessadas em conhecer nossos projetos. Elas ajudam a divulgar e engrandecer nosso trabalho e as novas tecnologias que temos desenvolvido para o fortalecimento da agricultura familiar”, afirmou o chefe do perímetro.
As visitas podem ser agendadas através do email pepia@cohidro.se.gov.br .
Perímetro Piauí
O perímetro irrigado Piauí está localizado no município de Lagarto, no Centro Sul do Estado, distando 69 Km de Aracaju. O perímetro possui área total irrigável de 705ha e 421 propriedades rurais, onde os agricultores familiares se dedicam à produção de 27 culturas, dentre elas inhame, repolho, tomate, quiabo, maracujá e laranja.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Alunos do ensino médio visitam o perímetro irrigado Piauí
- em Lagarto – Fotos: Ascom/Cohidro