Empresas com projetos aprovados pelo Inova-SE recebem recursos
Com o objetivo de sensibilizar as microempresas para inovação foi realizado o primeiro encontro de Mobilização Empresarial pela Inovação no auditório do Sebrae, nesta quarta-feira, 21. E a Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fapitec-SE), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) aproveitou o evento para liberar os recursos financeiros para empresas aprovadas no Inova-SE. Esse programa é uma ação da Fapitec-SE que visa incentivar a inovação nas empresas sergipanas.
“O Estado oferece dinheiro para que as empresas desenvolvam projetos, só falta uma boa idéia para que ele possa ser executado. Isso precisa ser divulgado entre as empresas, pois é um dinheiro que não precisa ser reembolsado. E essa disseminação contribuirá para o desenvolvimento do Estado”, incentivou o secretário Zeca da Silva, da Sedetec, para que as empresas presentes no evento participem do Inova-SE.
A Pingo Cosméticos foi uma das que teve o projeto aprovado no Inova-SE. De acordo com o empresário Luciano Moreira, essa é a primeira vez que a empresa participa. “Nós conseguimos uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe para elaboração desse produto inovador, e a partir desse programa adquirimos incentivos para elaboração de novos projetos e desenvolvimento da empresa”. A Pingo Cosméticos está desenvolvendo um produto a base de extratos da planta morinda citrofolia com ação preventiva contra envelhecimento e câncer de pele.
Além da Pingo Cosméticos, foram aprovadas mais cinco empresas no edital do Inova-SE: Pyxis Tecnologia Ltda, Fork, Infow, Acone e Lagoa Funda Associadas Limitada. Cerca de R$1.500.000,00 foram investidos nessas empresas, que não precisam devolver esses recursos.
A elaboração dos projetos foi uma das principais dificuldades das empresas inscritas segundo o presidente da Fapitec-SE, Ricardo Santana. “Existem muitos projetos bons, mas são barrados pela falta de clareza das idéias. E muitos deles deixam de ser atendidos”, alertou Ricardo. Essa dificuldade é apontada como o principal obstáculo dos empresários, que é colocar essas idéias em prática.
De acordo com o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SE), Rodrigo Rocha, esse evento de mobilização empresarial é o primeiro que visa mostrar ao empresário que é importante inovar. “Quando os empresários chegam às empresas encontram dificuldades para desenvolver essas ideias de inovação. Vamos fornecer consultores para orienta-los dentro da própria empresa. E com isso ajudar a colocar as ideias em prática e elaborar projetos. No próximo edital do Inova-SE já queremos fazer essa orientação”, afirmou o Rodrigo.
Segundo Ricardo Santana, está prevista para outubro o lançamento da 2ª etapa do Inova-SE e nesta nova etapa serão investidos R$ 700 mil. O Inova-se é um programa que visa incentivar a inovação nas empresas sergipanas e assim, contribuir para o seu desenvolvimento. O programa é uma ação conjunta da FINEP, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e apoiado pela Sedetec, Sebrae, Sergipetec e Fies.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Empresas com projetos aprovados pelo InovaSE recebem recursos – Fotos: Vieira Neto/Sedetec