[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Desde sua implantação, o Programa Sergipe Cidades tem cooperado com o desenvolvimento sergipano, focando suas ações em três grandes objetivos: o progresso econômico, a estruturação urbana e o fortalecimento institucional dos municípios.

Na cidade de Telha, a 107 km da capital sergipana, o Programa, que é resultado da parceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), está contribuindo com a segurança do município através da construção de uma delegacia de pequeno porte.

Segundo a Coordenadora de Obras da Diretoria de Desenvolvimento Urbano da Sedurb, Graziele da Silva Braga, a obra irá oportunizar melhorias sob todos os aspectos. “A unidade policial incorpora o conceito de delegacia cidadã implantada no Sergipe Cidades, cujo propósito é oferecer conforto à população que busca os serviços prestados pela polícia e proporcionar conforto e boas condições de trabalho aos profissionais da segurança pública”, declara.

Aproveitamento de espaço

Situada na Rua José Pereira – principal via da cidade -, a delegacia recebeu investimentos na ordem de R$ 825.816,01 e ocupa uma área de 1.325 m². O espaço físico possui recepção e sala de espera, cartório, gabinete do delegado, gabinete comum, salas de repouso masculino e feminino, multimeios, custódia, material/armas, sargenteação, duas salas de passagem e duas celas.

De acordo com Graziele, o espaço de 402 m² de área construída foi muito bem aproveitado. “Além dos ambientes comuns terem sido bem planejados, as dependências essenciais seguiram a mesma regra. Os banheiros, a copa/cozinha, o jardim, as áreas de circulação e de serviço, o depósito de material de limpeza, bem como a recepção dos presos são amplos e arejados”, explica.

Ela acrescenta que nas áreas externas a preocupação com a comodidade foi mantida.“Tanto as garagens para viaturas quanto às destinadas aos visitantes são espaçosas. Foram construídos canteiros na frente e no entorno da obra e, em todos eles, palmeiras foram plantadas. O direito à acessibilidade segue a norma padrão e o piso tátil foi colocado na parte externa e nas principais áreas internas”, detalha.

Beleza Pura

Além de propiciar mais segurança à população de aproximadamente 2.500 cidadãos, a nova repartição se destaca pela infraestrutura apresentada, sendo uma das obras mais bonitas edificadas na cidade.

A operadora máster Eliana Oliveira vê a construção com bons olhos. “A iniciativa do Governo do Estado em realizar essa obra foi ótima. Até então os serviços policiais são feitos em um prédio alugado e indevido. Agora a unidade policial tem sede própria e, o mais importante, em um lugar adequado. Com isso saem ganhando a população e os profissionais que irão trabalhar em um lugar decente”, declara.

Para o motorista Carlos Alberto Vieira, a delegacia já pode ser considerada um orgulho para a população. “De certa forma nos sentimos mais seguros com um prédio desses, pois, por estar bem situada e ser grandiosa, a obra inibe ações dos maus elementos. Sem contar que ela chama muita atenção, ficou beleza pura”, afirma.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.