[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Artesãos de São Cristóvão foram cadastrados pela Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) na última semana, após participarem do teste de capacitação que proporcionou a certificação profissional e o acesso à Carteira do Artesão.  O documento garante uma série de benefícios aos trabalhadores do setor, como participação em cursos e feiras, capacitação e ações de divulgação da produção.
 
Entre primeira certificação e revalidação da carteira, foram beneficiados 20 artesãos. As técnicas e tipologias apresentadas variaram entre bordados, biscuit, esculturas em madeira, pinturas, costuras, renda irlandesa, crochê e cestaria. “As peças apresentadas nos testes são muito criativas, bem acabadas e trazem na bagagem o cunho cultural tão presente de São Cristóvão”, comenta a gerente-geral das Atividades do Artesanato na Setrab, Mônica Schneider.
 
Ela explica que as visitas técnicas são um importante passo para manter e aperfeiçoar a qualidade da produção artesanal sergipana, além de estimular a profissionalização daqueles que atuam na área, com o objetivo de inseri-los, de fato, no mundo de trabalho – assim como manter a tradição dessas comunidades.  
 
Fomento

Segundo Schneider, o grande desafio da Setrab é preservar essa arte popular e valorizar o artesão sergipano por meio da geração de renda e trabalho. “Muitas outras ações estão sendo preparadas pela Secretaria, como treinamentos, qualificação, capacitação e participação em feiras, visando o fomento responsável do segmento artesanal para todo o estado de Sergipe”, informa.
 
A visita técnica contou também com a presença da secretária de Cultura de São Cristóvão, Aglaé Fontes, representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de toda a equipe técnica da Gerência-geral das Atividades do Artesanato na Setrab.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.