Seed promove mais um módulo do curso Tecendo Saberes
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Divisão de Educação Especial (Dieesp), realizou o quinto módulo da II etapa do curso Tecendo Saberes. O evento reuniu mais de 150 técnicos e professores que atuam em sala de recursos multifuncionais, na manhã desta terça-feira, 20, no auditório do Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto. Durante o módulo, foi abordado o tema Transtornos Globais do Desenvolvimenno Contexto Escolar.
“O objetivo desse curso é capacitar professores das salas de recursos multifuncionais, aumentando a oferta educacional especializada. A participação tem sido maciça, e todas as regionais de educação estão apoiando a ação. Nosso objetivo é melhorar, cada vez mais, a qualidade do ensino para alunos com necessidades educacionais especiais”, afirmou a professora Aparecida Nazário, diretora da Dieesp.
Na ocasião, a professora Denise Emília Santos proferiu palestra sobre Transtornos Globais do Desenvolvimento no Contexto Escolar. “Alunos com transtornos globais têm um comprometimento nas áreas da linguagem, comunicação e interação social. Por isso é necessário um trabalho estruturado para que os educadores compreendam melhor as especificidades de cada indivíduo, a fim de fortalecer o aprendizado e minimizar as limitações, buscando, assim, o convívio social do aluno”, esclareceu.
Multifuncionais
O professor José Laudisson Rezende, diretor da regional de educação sediada em Nossa Senhora da Glória (DRE 9), afirmou que essas ações promovidas pelo Governo do Estado são essenciais para fortalecer uma educação inclusiva de qualidade. “É importante fazermos uma escola para todos, sendo iguais nas diferenças. As salas de recursos multifuncionais e as capacitações ofertadas para os professores estão atendendo essa demanda, e os resultados são excelentes”, disse .
A professora Josenilde Almeida, técnica de educação especial da Diretoria Regional sediada em Itabaiana (DRE 3), compartilha da mesma opinião. “Devido a essas capacitações, as escolas da DRE 8 estão promovendo a inclusão. Temos em nossa regional, dez salas de recursos multifuncionais em escolas de oito municípios. Os pais estão participando mais da educação dos filhos e os resultados são ótimos”, garantiu a professora.
Nadja Santos leciona no Colégio Estadual 11 de Agosto e garante que a educação inclusiva em Sergipe está sendo trabalhada de forma responsável e eficaz. “Na escola em que leciono, os alunos com necessidades educacionais especiais frequentam a escola regular, e no turno contrário têm um atendimento específico, respeitando suas limitações. Isso promove a inclusão de fato, sendo fundamental para o êxito dos atendimentos”, relatou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seed promove mais um módulo do curso Tecendo Saberes – Fotos: Juarez Silveira/Seed