SUBSEAS participa dos 32 anos da retomada das terras da tribo Xocó
O evento comemorativo dos 32 anos de retomada das terras da tribo dos Xocó levou personalidades públicas e estudantes do ensino médio e superior à Ilha do São Pedro, em Porto da Folha, onde o ato foi realizado. O Subsecretário de Estado de Articulação com os Movimentos Sociais e Sindicais, João Francisco dos Santos, representou o governador Marcelo Déda e assinou como testemunha o convênio firmado entre a Caixa e a associação dos índios para construção de 50 casas. O subsecretário de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural, Luiz Alberto dos Santos, também participou do evento que aconteceu nessa sexta-feira, 9.
“Foi um momento muito importante, não só para mim, por acompanhar há mais de 30 anos a história de luta dos Xocó, como também para aquela comunidade indígena que comemorou a retomada das terras com festa e anúncios de investimentos”, falou Luiz Alberto. Ele destacou a presença de estudantes do ensino médio de Nossa Senhora da Glória que pela primeira vez foram ao local conhecer a história dos índios. “Sempre víamos universitários fazendo suas pesquisas naquela área. Desta vez, foi muito gratificante ver jovens do ensino médio, vizinhos daquela região, mas que não conheciam a Ilha nem osXocó, discutindo questões como saneamento, o destino da água e outros assuntos”, comentou.
Luiz Alberto levou aos Xocó a boa notícia de que a verba para aquisição do mobiliário da igreja secular, entregue totalmente restaurada em março deste ano pelo governador Marcelo Déda, está assegurada, já tendo inclusive a primeira parcela sido liberada. “Informamos aos Xocó que o compromisso do governo do Estado em relação aos bancos e altar da igreja já foi liberado”, disse Luiz Alberto.
Olhar atento
Durante a visita à Ilha, a equipe de preservação e inspeção da SUBPAC observou que o frontispício do cemitério, que está na faixa de tombamento pelo valor histórico que representa para o patrimônio do Estado, precisa de uma atenção especial. “Vamos ver as iniciativas que a SUBPAC pode agir junto a Cehop, no sentido de restaurar o frontispício do cemitério dos Xocó”, disse.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- SUBSEAS participa dos 32 anos da retomada das terras da tribo Xocó – Fotos: Ascom/SUBSEAS