Setur e Emsetur realizam mais uma edição do Café com Trade
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) promoveram mais uma edição do Café com Trade, que volta acontecer neste segundo semestre e tem como objetivo ouvir as sugestões do Trade de Turismo de Sergipe, além de divulgar as ações da Setur e Emsetur para o desenvolvimento do turismo no Estado. Nesta edição, foi discutida a situação do Museu de Arqueologia de Xingó (MAX), o projeto de reorganização e segurança da Orla de Atalaia.
O secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, ressaltou a importância desses encontros com o trade sergipano visando gerar mais desenvolvimento para o turismo. “O nosso objetivo é fazer com que o trade obtenha sucesso. Não é função do Estado trazer benefícios para si mesmo. Temos que fazer com que mais turistas venham para Sergipe, gerando mais empregos e renda na cadeia produtiva do turismo”, disse, explicando também o projeto de reorganização da Orla de Atalaia, onde o governo, em parceria com a Setur e outras secretarias, estarão realizando um choque de gestão no mais belo cartão postal de Aracaju. “Queremos que a Orla seja regulada de acordo com o Plano Diretor de Aracaju, em harmonia com o projeto inicial da Orla. A nossa ideia é que o trade respalde o governo neste projeto que não é só nosso, é de todo sergipano”.
Já em relação a situação do Museu de Arqueologia de Xingó (MAX), o secretário informou que estão sendo agendadas reuniões com as entidades responsáveis pela manutenção do MAX. Elber Batalha também sugeriu que os receptivos de Sergipe incluíssem de fato a visita ao museu nos pacotes para Canindé de São Francisco. “Só um receptivo inclui o MAX em seus roteiros. Isso não pode acontecer. Se a gente conseguir que quem visite Xingó vá até o MAX, o museu não passará mais por dificuldades”.
O presidente da Emsetur, Paulo Henrique Sobral, informou que a próxima edição do Café com Trade acontecerá em Outubro.
Segurança
Sobre a segurança da Orla de Atalaia, o comandante da Companhia de Policiamento de Turismo (CPTUR), Tenente Alcântara, falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Segurança Púbica (SSP) no patrulhamento de toda extensão da Orla de Aracaju. Segundo a CPTUR, houve um aumento no número de policiais no ciclopatrulhamento e a reativação do policiamento ciclístico, além de quadriciclos na faixa de areia. “Já para a alta estação estamos enviando projeto para a Emsetur para que possamos viabilizar a compra de buggues para o monitoramento ostensivo da faixa litorânea durante o verão, além da reforma da delegacia”, informou. O tenente Alcântara destacou também a abertura do diálogo com o Trade Turístico de Sergipe. “A ideia é dialogar cada vez mais com o trade para que possamos fazer um efetivo e ostensivo patrulhamento, com isso vamos melhorar ainda mais a segurança da Orla de Aracaju”.
Produtos Sergipanos
A representante da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), Mônica Schneider, fez um apelo para que os produtos produzidos pelos artesãos de Sergipe, assistidos pela Setrab, sejam utilizados pela rede hoteleira e em eventos realizados pelo trade turístico, a exemplo de feiras e congressos onde Sergipe é divulgado. “A nossa ideia seria fazer a ligação entre o trade e o grupo de artesãos na área de alimentos e bebidas. Temos produtos de excelente qualidade sendo produzidos aqui em Sergipe e esta é uma oportunidade de divulgarmos nosso estado através dos nossos produtos, já que os turistas consumirão nos bares e hotéis de Sergipe o que é produzido aqui mesmo”, espera.
Presenças
Estiveram presentes nesta edição do Café com Trade representantes do Hotel Quality, Aracaju Praia Hotel, Hotel Pousada do Sol, Aruanã Hotel, Del Canto Hotel, Aquarios Praia Hotel, Algas Marinhas, Pousada do Sol, Radisson Hotel Aracaju, Mercure Hotel, Boa Luz. Também participaram do Café com Trade entidades como a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), Aracaju Convention Bureau (AC&VB), Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTUR), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, (Abrajet), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/SE), Companhia de Policiamento de Turismo (CPTUR), Sergipe Trade Tour e Nativa Turismo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Setur e Emsetur realizam mais uma edição do Café com Trade – Fotos: Maxwell Correa/Setur