Cohidro destaca Produção Agroecológica na ExpoSergipe
A abertura da 48ª ExpoSergipe de Lagarto, na noite dessa quarta-feira, 7, contou com várias atrações do ramo agropecuário. Entre leilões e exposição de máquinas e animais, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) chamou a atenção dos visitantes com um projeto inovador, denominado ‘Produção Agroecológica Integrada e Sustentável’ (Pais) e que consiste em um sistema de produção que tem como embasamento a sustentabilidade.
O presidente da companhia, Mardoqueu Bodano, prestigiou a abertura do evento acompanhado pelo diretor de Irrigação e Desenvolvimento Agrícola da Cohidro, João Quintiliano, pelo titular da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), José Macedo Sobral, e pelo vice-governador do Estado, Jackson Barreto. Até o próximo domingo, 11, a população poderá observar e conhecer os trabalhos e projetos da Cohidro, da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese) no stand que a Seagri montou no evento.
Uma das atrações é uma maquete com um ‘mini-Pais’, onde as pessoas podem ver como o projeto funciona. O kit Pais é composto por uma caixa d’água de 5000 litros, material de irrigação, bomba, carrinho de mão, sementes e insumos orgânicos. Toda essa tecnologia é integrada com a produção animal. Por este motivo, também é disponibilizado um pequeno plantel de 10 galinhas e um galo, além de tela para a implantação de um galinheiro, entre outros materiais em um total de 34 itens. A ideia é garantir uma renda extra ao pequeno produtor rural, bem como estimular a produção agroecológica, ou seja, livre de agrotóxicos.
“Nesse período de mais de 20 dias da implantação do projeto, a Cohidro disponibilizou 99 kits do Pais, dos quais 31 foram destinados ao perímetro Piauí, no município de Lagarto”, afirma o gerente do perímetro, Marcos Emílio de Almeida. “Para a adesão a esse projeto o agricultor não enfrenta burocracia nenhuma, basta ter vontade em produzir produtos orgânicos e tentar melhorar o ecossistema”, explica o gerente.
O agricultor familiar Raimundo Carlos, que produz orgânicos há três anos, relata que é essencial trabalhar com a produção agroecológica. “É bom não só para o meio ambiente, mas especialmente para a saúde. Sem os agrotóxicos ficamos saudáveis”, declara. Atualmente, seu Raimundo comercializa produtos orgânicos como coco, laranja, limão Taiti, limão mirim, alface, cebolinha, rúcula, salsa, coentro, milho, couve, chuchu, entre outros, para os municípios de Lagarto, Itabaianinha, Pinhão e Tobias Barreto. Futuramente, o agricultor almeja fazer um projeto de disque-entrega, devido aos muitos pedidos que recebe.
O presidente da Cohidro falou da importante participação da companhia em um evento como a ExpoSergipe. “É uma excelente oportunidade de mostrarmos o trabalho que a companhia vem realizando no Estado ao longo de seus 28 anos, sobretudo na produção agroecológica. A Cohidro vai manter e avançar na produção de orgânicos. É uma forma de contribuir com o meio ambiente a saúde pública. Além do mais, tenho ouvido comentários de que há muito tempo não se fazia uma exposição tão organizada e estruturada como esta”, declarou Mardoqueu Bodano.
O agricultor José Cosme, que expõe suas hortaliças no evento, relatou que vem participando de palestras e reuniões sobre o Pais e diz que pretende aderir ao segmento que a Cohidro vem sugerindo às famílias agrícolas. “Já estou entrando no orgânico participando das reuniões do Pais. Pretendo ficar neste segmento”, afirmou o agricultor. Sobre a assistência que a Cohidro presta no perímetro Piauí, ele garante ser de grande importância e ajuda aos agricultores, no que diz respeito à assistência técnica e manutenção. “Eles dão o máximo possível por nós”, relatou José Cosme.
Ao final da cerimônia de abertura da 48ª ExpoSergipe Lagarto, o secretário José Sobral, o prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, e o vice-governador Jackson Barreto agradeceram a todos que contribuíram para a realização do evento – entre eles, à Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Cohidro destaca Produção Agroecológica na ExpoSergipe –