[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na tarde desta segunda-feira, 29, o governador Marcelo Déda recebeu a visita do deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), que é o relator da Comissão Especial destinada a dar parecer para regulamentação e criação dos empregos públicos dos agentes de combate às endemias. A Câmara Federal criou a comissão para analisar propostas sobre a definição de um piso salarial nacional (incluindo os agentes comunitários de saúde), onde uma das tarefas é realizar audiências públicas, sobretudo no Nordeste, onde há a maior concentração destes profissionais.

O deputado veio acompanhado de parlamentares que participaram de um seminário realizado na capital, envolvendo diversos segmentos sociais, para discutir aspectos da questão.

“Recebi com muito gosto a comissão, pois considero que ela cumpre um papel muito importante, já que trata justamente de uma área fundamental para a saúde pública que é a saúde preventiva. O papel dos agentes comunitários é estratégico e indispensável para a melhoria da atenção básica e qualificação do SUS no Brasil”, declarou o governador.

Para Marcelo Déda é meritória a ação dos parlamentares em buscar organizar a profissão dos agentes, criando as condições para que seja valorizada. “Expliquei que o Governo do Estado está aberto a discutir que colaboração pode oferecer, mas que tudo aquilo que envolve repercussão financeira, é necessário que se avalie diante da capacidade de pagamentos dos estados e municípios. Também me coloquei à disposição para mediar um diálogo da comissão com o Governo Federal e com entidades municipalistas, no sentido de viabilizar este pleito”, afirmou Déda.

Grau de consciência

Para o deputado Domingos Dutra, além da demonstração de engajamento na questão, o reencontro com o governador Marcelo Déda também possibilitou a retomada de sentimentos fraternos, uma vez que foram colegas de parlamento. “Essa foi uma experiência positiva, já que, sob o ponto de vista sentimental, foi o reencontro com um petista histórico que vem governando um estado importante do Nordeste mantendo uma boa administração. Marcelo Déda também demonstrou que está aberto para atender às reivindicações dos agentes, desde que o Congresso Nacional e o Governo Federal estabeleçam o piso, ele tem a disposição para discutir a participação do Estado”, relatou Dutra.

“Este foi um encontro extremamente positivo e animador, pois se todos os governadores do Brasil tivesse a mesma percepção e a mesma sensibilidade do governador Marcelo Déda, certamente, estaríamos mais próximos de concretizar esta conquista”, concluiu o deputado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.