Seides participa de seminário estadual de enfrentamento às drogas
A gestora da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Eliane Aquino, participou na última sexta-feira, 26, do seminário estadual sobre enfrentamento às drogas. O objetivo do encontro foi discutir políticas públicas de prevenção ao uso de drogas, a importância do esporte para afastar os jovens do vício e a eficiência da internação compulsória de dependentes químicos.
O evento organizado pela Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas, que aconteceu na Assembléia Legislativa, foi coordenado pelo deputado federal Rogério Carvalho. Segundo ele, 60% da população brasileira consome álcool, uma droga lícita, mas que pode servir como porta de entrada para outros tipos de drogas ilícitas. “A comissão faz um trabalho para mobilizar a opinião pública em todos os estados e trazendo contribuição para a construção e o resumo do que está acontecendo no Brasil”, colocou o deputado federal.
Durante a solenidade, a secretária Eliane Aquino destacou que, desde a criação do Plano Estadual de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, os principais avanços encontram-se inseridos nos eixos estruturantes como o da prevenção e mobilização, atenção ao usuário e sua família; reinserção social e repressão. “A política de enfrentamento tem como fundamento a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações das diversas secretárias estaduais. Tais iniciativas estão sendo executadas de forma descentralizada e integrada por meio da conjugação de esforços intersetoriais”, afirmou.
Eliane disse ainda que, este ano, os fluxos de encaminhamentos dos usuários estão sendo repactuados nos diferentes serviços ofertados pelo estado e município como, por exemplo, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), Centros de Apoio Psicossocial (Caps), Unidades Básicas de Saúde (UBS), dentre outros. “O grande desafio é fazer com que o que está sendo discutido chegue à ponta”, pontuou.
Plano de Enfrentamento ao Crack
O Plano de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, lançado no segundo semestre de 2010 pelo Governo do Estado, deu seus primeiros passos. Inicialmente, 11 municípios assinaram o Plano Estadual, são eles: Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristovão, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Lagarto, Estância, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Carmópolis e Propriá.
Estes foram indicados como prioridade pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) por apresentarem os maiores números de apreensão de crack no estado naquele momento. No entanto, os oito territórios sergipanos foram contemplados com o Plano. Além desses, outros municípios como Campo do Brito, Laranjeiras, Boquim apresentaram disposição, interesse e ações para enfrentar o crack e outras drogas. Como prioridade, os maiores avanços estão nas ações da prevenção, repressão do tráfico e mobilização da sociedade.
Com foco na socialização das informações, as campanhas publicitárias têm sido frequentemente disseminadas através das TVs, Rádios e distribuição de panfletos, contendo informações sobre os malefícios causados pelo uso do crack, a rede de atenção ao usuário, além da divulgação dos números do disk-saúde-0800.282.282.2 e do disque-denúncia-181.
Participação
Participaram do seminário a presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe, deputada Estadual Angélica Guimarães; o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, vereador Emmanuel Nascimento; o delegado de Polícia e secretário adjunto da (SSP); a coordenadora do Programa de Educação e Resistência às Drogas, tenente-coronel Valéria Tatiane Barros; os representantes da Fazenda da Esperança Santa Francisca Romana, da Fazenda da Esperança Santa Rita e da Fazenda da Esperança São Miguel, além de entidades que desenvolvem trabalhos sobre drogas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seides participa de seminário estadual de enfrentamento às drogas – A secretária de Estado da Inclusão
- Assistência e Desenvolvimento Social
- Eliane Aquino / Fotos: Edinah Mary/Seides