Emdagro realiza mais uma etapa da chamada pública para mulheres
Dando continuidade ao cronograma de atividades da chamada pública para fortalecer a cadeia produtiva do artesanato, com foco nas Mulheres do Território da Cidadania Sertão Ocidental, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) realizou nos dias 23 e 25 de agosto, no município de Ribeirópolis, um encontro com objetivo de socializar informações e elaborar plano de ação voltado para mulheres rurais da região.
Os conteúdos desenvolvidos foram centrados na restituição das informações sistematizadas, fruto dos 160 diagnósticos aplicados junto às mulheres artesãs, de forma a aprofundar as informações coletadas, identificar as potencialidades, as alternativas de ação e a priorização de demandas para elaboração do plano de ação – além de uma breve abordagem sobre o artesanato no meio rural. Tendo informações servidas de base para a realização do encontro.
Ainda dentro dessa segunda etapa, foi planejado o encontro em Lagarto, nos dias 24 e 26, para tratar desse assunto junto a agricultores familiares dos municípios de Simão Dias, Lagarto, Pinhão, Tobias Barreto e Poço Verde. No evento, que faz parte da segunda etapa da chamada pública, estiveram participando 85 mulheres artesãs dos municípios de Malhador, Ribeirópolis, Itabaiana, Areia Branca, Moita Bonita, Carira, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel do Aleixo.
Além das trabalhadoras, estiveram também presentes 11 técnicos dos escritórios locais da Emdagro dos respectivos municípios e do escritório regional em Lagarto; o coordenador da Coordenadoria de Agricultura; os articuladores das redes de metodologia participativa de Ater, artesanato e mulher; além de integrantes da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides).
Para a articuladora da Rede de Metodologia Participativa de Ater, da Emdagro, Abeaci dos Santos, o encontro foi muito importante. “Não tenho dúvidas de que o encontro foi revestido de grande importância por ter oportunizando momentos de socialização e reflexões coletivas, leitura de mundo, constituindo passo fundamental na perspectiva de formar uma base sustentável de desenvolvimento nas comunidades envolvidas, haja vista que a proposta da chamada, apesar do foco maior ser o artesanato, ainda articula outras ações importantes da Unidade Familiar de Produção”, frisou Abeaci.
Importância também confirmada pela artesã de Areia Branca, Núbia Maria dos Santos. “O encontro foi importante porque renovou a esperança de fortalecer suas atividades artesanais e pensar que poderão, até março de 2012, serem beneficiadas com um projeto”, afirmou Núbia.
- Emdagro realiza mais uma etapa da chamada pública para mulheres – Fotos: Ascom/Emdagro