[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os adolescentes do Centro de Estudos e Observações (CEO) – unidade protetiva da Fundação Renascer, tiveram um domingo diferenciado. Eles receberam ontem à tarde a visita da cirurgiã-dentista Rosimery da Silva que, através do programa de apadrinhamento do Tribunal de Justiça de Sergipe, tem realizado um trabalho voluntário com os acolhidos.

A visita consiste em ações informativas, preventivas e curativas de saúde bucal para as crianças e adolescentes do abrigo, que serão repetidas a cada 90 dias. Em sua apresentação a dentista fala da importância da saúde da boca e dos cuidados que devem ser adotados diariamente. No primeiro contato, a dentista também avaliou a situação de cada acolhido fazendo os encaminhamentos de tratamentos para os adolescentes que se mostraram interessados.

Um caso clínico mereceu bastante atenção da dentista que ofereceu tratamento gratuitamente. “Um dos adolescentes do CEO foi selecionado e levado ao consultório, ele vai receber o tratamento ortodôntico. Ele também foi feito canal, reconstituição anatômica de um incisivo. E ele tem uma maloclusão classe 3 que se não for tratado poderá causar deformação na face”, explicou a dentista. 

Além das informações sobre os cuidados com a saúde, a voluntária exibiu filmes de animação com mensagens de saúde e de amor ao próximo. “Me sinto muito bem fazendo esse trabalho, acho que a sociedade deveria agir um pouco mais na assistência. Eu já pensava em fazer esse trabalho há muitos anos devido a carência que existe nas entidades”, explicou Rosimery em sua segunda visita ao CEO.

Colaboração

Um dos jovens atendidos na unidade falou de suas impressões. “Foi muito legal e importante, para a gente saber como escovar os dentes e cuidar da nossa boca. O filme também foi bastante divertido”, disse o adolescente de 13 anos. Para a assistente social da unidade Joira Rolemberg, essa conscientização é o principal benefício da ação voluntária, além de um suporte para as atividades do acolhimento.

“Esta oficina de saúde reforça as informações para os adolescentes que já tem conhecimento a respeito e para os que nunca tiveram essa realidade de cuidados. E como será uma ação sistemática, a cada nova abordagem eles estarão ainda mais conscientes dos cuidados que devem ter diariamente”, destacou a técnica, acrescentando que os acolhidos recebem também o acompanhamento odontológico da Unidade Básica de Saúde José Machado. 

Ao final da programação foram distribuídos kites de higiene bucal para cada um, contendo creme dental, escova e fio dental. Além do CEO a dentista Rosimery atende também outras nove instituições de acolhimento de Aracaju, sendo monitorada e avaliada pelo Tribunal de Justiça.

Para ser voluntário é preciso assumir um termo de compromisso de apadrinhamento colaborador. Mais informações por telefone (79) 3226-3877/3878 e no site www.tjse.jus.br/portaldainfanciaejuventude

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.