Saúde participa da abertura do III Congresso Internacional Cemise
A noite desta quinta-feira, 18, foi de festa para ciência em Sergipe. Autoridades médicas e do Estado, como o secretário adjunto de Estado da Saúde, Jorge Viana, estiveram presentes na abertura do III Congresso Internacional Cemise de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana. O evento, que será realizado no Hotel Mercure Aracaju Del Mar, localizado na Orla de Atalaia, vai até o próximo dia 20. Durante os três dias de realização do encontro, participarão profissionais médicos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, além de um profissional peruano.
A solenidade contou com a presença de autoridades, assim como o secretário ajunto de Estado da Saúde, Jorge Viana. Foram eles: a presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Angélica Guimarães, do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, do secretário de Saúde da capital, Silvio Santos, do diretor operacional da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) e presidente da comissão científica do evento, Sérvulo Nunes, da juíza Mariza Maynart. Além dos representantes da esfera pública, também compareceram na solenidade o representante do Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese), José Rivaldo Santos, e o presidente da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), Petrônio Andrade.
A presidente do III Congresso Internacional Cemise de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana, Ildete Soares Caldas, afirmou que a terceira edição do evento é resultado de um esforço que vem sendo feito desde 2007 para melhorar a qualidade do atendimento médico em Sergipe.“Esse projeto teve como objetivo aliar o mundo social ao mundo científico. No mundo científico caminhamos buscando respostas através de profissionais responsáveis, competentes e preparados para o nosso engrandecimento médico”, discursou a presidente.
Reconhecendo a importância deste evento para Sergipe, o secretário adjunto de Estado da Saúde, que também é médico, lembrou a importância e a história da Cemise para Sergipe. “Eu me sinto privilegiado em abrir esse evento de tão grande magnitude. Digo isso porque eu acompanhei a história da Cemise desde quando ela funcionava na casa da doutora Ildete e foi onde tive meu primeiro consultório. Eu, enquanto representante do Estado, só tenho a agradecer e parabenizar a Cemise por trazer esse evento para Sergipe”, disse Viana.
Já o prefeito de Aracaju lembrou que o evento não é apenas um engrandecimento da classe médica e científica, mas também do turismo de negócio e da promoção social em ajudar entidades de caridade. “O congresso trata da saúde da mulher e fazer com que Aracaju respire ciência. A quantidade de participantes de um evento deste porte movimenta o turismo de negócios, que é uma vocação de Aracaju. Por fim, foram arrecadados oito toneladas de alimentos no ato da inscrição que irá beneficiar pessoas necessitadas”, ressaltou Edvaldo Nogueira.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Saúde participa da abertura do III Congresso Internacional Cemise – Fotos: Wellington Barreto/SES