Inscrições prorrogadas para o Edital de Apoio à Formação, Produção e Circulação Cultural Interna
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) tem uma boa notícia para os produtores de cultura do estado, afinal foram prorrogadas até o dia 31 de agosto as inscrições para o Edital de Apoio à Formação, Produção e Circulação Cultural Interna. Um dos objetivos principais do edital é dar apoio financeiro total ou parcial às diversas ações culturais desenvolvidas por produtores, artistas, grupos e manifestações culturais sergipanos desenvolvidas no Estado.
Os interessados em se inscrever deverão atender a diversos requisitos estabelecidos no edital. Os projetos devem ser voltados para a valorização e ampliação de variadas linguagens artísticas (Artes Visuais, Música, Artes Cênicas, Audiovisual e etc.), além de entenderem a cultura como de suma importância para a garantia da cidadania e promoção de geração de renda.
Para se inscrever, é necessário entregar o projeto-proposta na sede da própria Secult, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 15h às 17h. O projeto apresentado deverá contemplar, no mínimo, uma das áreas do edital: a Formação, a Produção e/ou a Circulação. Além disso, os grupos, artistas, manifestações culturais que desejarem se inscrever deverão estar em atividade há pelo menos dois anos e em território sergipano. Mais informações sobre o edital, através do telefone (79) 3179-1916.
Quem pode participar?
Cinco áreas (Audiovisual; Artes Visuais; Artes Cênicas; Festivais de Música; Oficinas, Cursos e Seminários) são contempladas no Edital de Apoio à Formação, Produção e Circulação Cultural Interna. Caso a entidade cultural, o produtor, o artista, ou grupos culturais do estado queiram participar deverão voltar-se para uma dessas áreas.
Por exemplo, se um pintor de Laranjeiras tiver um projeto para exposição de suas obras, ele poderá se inscrever no edital, incluindo no seu plano de execução a visitação de alunos oriundos da rede pública. Neste caso, este artista se encaixará na área das ‘Artes Visuais’. O mesmo ocorre com um grupo que queira se unir para montagem de uma Companhia de dança, por exemplo, neste caso se encaixando na área das ‘Artes Cênicas’.
Na categoria ‘Festivais de Música’, é necessário que já tenha ocorrido, pelo menos, uma edição anterior do evento. Além disso, é preciso que as propostas enviadas contenham um histórico do evento das edições anteriores. Em ‘Oficinas, Cursos e Seminários’, por exemplo, abrange pesquisadores, professores, pessoas que tenham um saber para ser passado. Caso uma pessoa queira ministrar um curso sobre o Batik, ou Cultura Popular, ela poderá entrar nesta categoria.
No ‘Audiovisual’, os interessados deverão tratar em seus trabalhos especificamente sobre a cultura sergipana. Assim, propostas de vídeos, fotografias, mídias digitais e similares entram todos nesta área.
Avaliação
Uma comissão designada pela Secult será responsável pela avaliação dos projetos, sendo formada pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), composta por três integrantes. Os projetos deverão atingir uma pontuação mínima de 11 pontos, respeitando todos os critérios abordados no edital e o valor total dos recursos orçamentários destinados ao Programa (R$ 60 mil).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Inscrições prorrogadas para o Edital de Apoio à Formação