Unidades de atendimento da Fundação Renascer celebram o Dia dos Pais
O Dia dos Pais foi amplamente comemorado nas unidades de atendimento da Fundação Renascer. Assim como em outras datas comemorativas, essa foi mais uma ocasião para a reaproximação das famílias de crianças e adolescentes que estão internados ou acolhidos através da execução de medidas socioeducativas ou protetivas do Estado. O trabalho junto aos familiares é uma constante da entidade.
No Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) o Dia dos Pais ocorreu no último sábado, dia 13, como muita alegria e reflexão. A confraternização entre pais e familiares dos 53 adolescentes lotou a quadra de esportes. “A família é muito importante no processo de ressocialização, principalmente os pais, que muitas vezes são os que ficam mais distantes”, disse a coordenadora pedagógica Clara Arlinda, ressaltando que as datas comemorativas também servem para aproximar pais e filhos.
A confraternização teve um momento de reflexão com o Frei Cristiano. Durante a pregação, o religioso falou do valor da família e dos pais na vida dos filhos, lembrando da parábola do filho pródigo. “Toda celebração é sempre bem vinda, porque sei da necessidade deles (adolescentes), e essa é mais especial por ser o dia dos pais. Hoje é um momento especial que ajuda na reflexão das suas vidas e das histórias”, destacou o frei.
Ele lembrou que nesses momentos se busca trabalhar o interior de cada um, para que possa avaliar a relação com os seus pais e o fato de terem abraçado uma vida desregrada. “A família é essencial. Devemos saber que acima de tudo temos um pai que é cheio de misericórdia, que se preocupa e nos quer ver felizes”, concluiu Frei Cristiano.
Para o diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Renascer, José Wilson de Souza, que representou a presidente Antônia Menezes, a comemoração serve para aproximar pais e filhos, além de cumprir o que o que determina o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). “No processo de ressocialização, a Fundação também cumpre o papel de pai”.
Durante a entrega de lembranças confeccionadas pela equipe técnica do Cenam, a emoção tomou conta de todos os presentes e muitos adolescentes expressaram o sentimento pelos pais ou responsáveis legais. “Não tenho pai, mas o senhor, meu tio, é o meu pai. Quando sair daqui, vou procurar não errar mais e nunca mais decepcionar você”, desabafou um dos adolescentes. “Você é minha mãe e meu pai, espero que me perdoe e me ajude sempre”, revelou outro socioeducando.
Um dos pais presentes lembrou que por ser um dia de trabalho normal muitos não puderam comparecer. “Fizemos um esforço, mas tem muita gente que não pode faltar, mas isso não quer dizer que não ama o seu filho”, pontuou.
Dia diferente
No Centro de Estudos e Observações a data foi antecipada para a última sexta-feira, quando os adolescentes e seus pais, mães e outros familiares foram a Orla da Atalaia para uma tarde de lazer. Como os acolhidos na instituição protetiva são todos do interior do Estado, a atividade proporcionou para muitos conhecer o cartão postal, visto antes apenas pela televisão. Esse foi o caso de um pai da cidade de Itabaianinha, que pode aproveitar o lugar ao lado do filho de 15 anos.
Mas não foi o único caso, a tia de um dos adolescentes contou que também era a sua primeira vez no lugar. “Achei muito bonito”, disse encantada ao lado do sobrinho, um dos acolhidos do CEO. “Antes de vir para o abrigo eu também não conheci a Orla, mas depois já vim aqui várias vezes”, contou o jovem, referindo-se a outras atividades recreativas desenvolvidas na unidade.
A proposta de proporcionar um Dia dos Pais fora da unidade foi permitir um momento de interação com os pais, as mães e os familiares, aproveitando a paisagem do lugar. “Dessa forma queremos reaproximar a família, porque o objetivo principal é que os jovens retornem aos seus lares”, explicou a assistente social Joira Rolemberg.
A equipe do abrigo também ressaltou o importante apoio dos pais dos Conselhos Tutelares dos municípios, que colaboraram para que o Dia dos Pais do CEO pudesse acontecer. A tarde foi finalizada ainda com orações, canções, declarações de poemas e versos recitados pelos adolescentes, além de comemoração de aniversário e banho de mar. A data festiva também foi lembrada nas demais unidades da Fundação Renascer.
- Unidades de atendimento da Fundação Renascer celebram o Dia dos Pais – Fotos: Ascom/Renascer