[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública estadual de ensino participaram na tarde desta quarta-feira, 10, de discussão sobre as obras literárias indicadas pela Universidade Federal de Sergipe para o vestibular 2012. As discussões fazem parte do Projeto Primavera Literária, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). O evento ocorreu na quadra do Sesc, instituição também parceira da iniciativa da Seed.

“O objetivo é implementar ações direcionadas ao incentivo à leitura das obras literárias recomendas no processo seletivo da UFS”, disse a coordenadora pedagógica do Departamento de Assistência ao Estudante da Seed, Gabriela Zelice.

A obra literária “Assassinato na Floresta”, de Paulo Rangel, foi amplamente discutida entre os alunos da rede pública com a professora Rosa Barreto, articuladora de literatura da Seed. Segundo Gabriele Zelice, haverá discussão de todas as obras literárias indicadas pela UFS para o vestibular 2012.

Para a professora Rosa Barreto, é muito importante a leitura para o processo de desenvolvimento intelectual do aluno. “Aquele que lê mais, com certeza irá sair bem nas provas de literatura e redação, que têm peso forte no vestibular”, disse.

Na avaliação de Rosa Barreto, a leitura abre um leque de sinônimos. “Quem ler sabe usar bem as palavras, além de escrever corretamente. Infelizmente, a internet está afastando os jovens da leitura, o que não deixa de ser lamentável”, opinou.

A Seed fez um calendário para as discussões dos livros indicados pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os encontros ocorrerão nas seguintes datas: 17 e 24 de agosto; 14, 21 e 28 de setembro; e 13, 14, 20 e 21 de outubro.

Senso crítico

Para os alunos da rede pública estadual, a professora Rosa Barreto sugeriu que aprofundassem na leitura das obras literárias que foram indicadas pela UFS.

Segundo a técnica de literatura do Sesc, Annette Nabuco, é importante a parceria entre  a Seed e o Serviço Social do Comércio. “A programação com os alunos faz parte do nosso calendário dentro do Projeto Estudos e Debates de Obras Literárias do Vestibular da UFS”, disse ao ressaltar que o objetivo é propiciar um clima de interação entre vestibulandos e professores de literatura. “É importante também estimular o senso crítico dos alunos do ensino médio”, disse Annette Nabuco.

Obras indicadas pela UFS

As obras indicadas pela UFS para o vestibular de 2012 são as seguintes: Para a 1ª série – ‘A Hora da Luta’, de Álvaro Cardoso Gomes; ‘Assassinato na Floresta’, de Paulo Rangel, e ‘Os Bruzundangas’, de Lima Barreto.

Para a 2ª série: ‘Marília de Dirceu e Cartas Chilenas’, de Tomás Antônio Gonzaga; ‘Olhinhos de Gato’, de Cecília Meireles; e ‘Mensagem’, de Fernando Pessoa. Para Os alunos da 3ª série foram indicados os livros: ‘Capitães da Areia’, de Jorge Amado; ‘A Estrela Sobre’, de Marques Rebelo; ‘A procura de Jane’, de Gizelda Morais, e ‘Feijão de Cego’, de Vladimir Souza Carvalho.

Alunos atentos

A aluna Gláucia Nunes, do Colégio Djenal Queiroz, prestava muita atenção na palestra da professora Rosa Barreto. “É muito importante essa discussão sobre as obras literárias indicadas pela UFS. Particularmente, sei da importância da leitura, por isso, tenho o hábito de comprar livros”, disse. Ela pretende ingressar na universidade para cursar Engenharia Mecânica. “Ler só faz bem. O primeiro passo para fazer uma boa prova de literatura e redação é ter o gosto pela leitura”, opinou.

Felipe Melo Barros, aluno do Colégio Dom Luciano, concorda com a colega Gláucia. “O importante é ler e saber interpretar. Estou aproveitando bem essa oportunidade que a Secretaria de Estado da Educação está dando ao promover a discussão das obras literárias”, disse. Ele pretende cursar Educação Física.

“A redação no vestibular tem peso alto, por isso é muito importante ir exercitando a leitura para escrever bem”, disse Felipe Melo. Priscila dos Santos, aluna do Colégio Dom Luciano, disse que conhece algumas obras indicadas pela UFS. “São livros conhecidos da nossa literatura. Estou estudando bastante e espero cursar Serviço Social na Universidade Federal de Sergipe”, revelou a aluna.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.