Estado articula ações para melhorar abastecimento de água
Para mapear e integrar as ações de acesso à água e saneamento básico em Sergipe através de um projeto de infraestrutura nas escolas, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) reuniu na manhã desta terça-feira, 9, órgãos estaduais e entidades da sociedade civil.
Durante o encontro, os representantes dos órgãos apresentaram os projetos elaborados para melhorar as condições sanitárias indispensáveis para a manutenção da saúde e bem estar da população, em especial comunidade escolar. A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, destacou a importância da intersetorialidade para transformar a situação da população que não possui acesso à água de qualidade.
“Essa não é uma ação apenas da Seides, mas uma iniciativa de Governo. Vamos trabalhar juntos em cima de um mesmo foco, pois é momento de fazermos uma força tarefa. O trabalho deve ser feito de forma integrada com os parceiros e agora temos o momento para apresentar os projetos que estão sendo executados para erradicar o problema da falta de água nas escolas”, destacou a secretária.
O superintendente regional da Codevasf, Paulo Viana, destacou ações que estão em andamento para beneficiar, principalmente as comunidades rurais do interior de Sergipe. “Trouxemos uma apresentação do sistema de esgotamento sanitário e abastecimento de água. É fundamental ressaltar que a Codevasf implantará cisternas em 28 comunidades rurais do interior e que as escolas dessas comunidades serão beneficiadas”, ressaltou Viana.
O representante da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), Valdenir Xavier, descreveu o trabalho realizado pela entidade em Sergipe. “Desde que surgiu, em 2003, até os dias de hoje, o P1MC construiu mais de 300 mil cisternas, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas. “Em Sergipe, de acordo com dados referentes a outubro de 2009, foram construídas 9.509 cisternas, em 27 municípios sergipanos, beneficiando 47.545 pessoas”, disse.”
Integrantes
Participaram da reunião representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba/SE (Codevasf), Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Também fizeram parte do encontro a Secretaria Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Deso, Defesa Civil, Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Centro Dom José Brandão de Castro, SergipeTec e da Articulação para o Semiárido.
- Estado articula ações para melhorar abastecimento de água –