Equipe do BNDES se reúne com Sedurb
Na manhã da segunda-feira, 8, a equipe do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – que está realizando a visita rotineira para avaliação do Programa Sergipe Cidades – se reuniu com o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Antônio Sérgio Ferrari Vargas, os diretores da Sedurb e o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes Silva.
Na ocasião, foi solicitado ao secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes Silva, que fosse feita a apresentação do Plano Estadual de Regionalização da Gestão dos Resíduos Sólidos de Sergipe, lançado no Estado no último dia 3 de agosto, uma vez que o referido plano congrega elementos semelhantes a alguns projetos desenvolvidos pelo Programa Sergipe Cidades.
Por meio de slides, Genival Nunes fez uma explanação concisa a respeito do Plano. O secretário informou que, durante o processo de elaboração, foi feito um mapeamento preciso em todos os 75 municípios para a identificação dos lixões e aterros sanitários existentes e, a partir do resultado, chegou-se à conclusão de que a alternativa mais viável foi a criação de Consórcios Sergipanos de Resíduos Sólidos, que agregará os municípios, formando uma autarquia para gerir os aterros.
O secretário acrescentou que, após a análise de diversos critérios, foi feito o agrupamento dos oito territórios sergipanos e a criação de quatro Consórcios Sergipanos de Resíduos Sólidos, que correspondem aos municípios localizados no Sul Sergipano, Agreste Central, Grande Aracaju e Baixo São Francisco, este último com o maior número de municípios agrupados, 28 no total.
Genival disse, ainda, que o Estado de Sergipe foi o primeiro a apresentar o Plano Estadual de Regionalização da Gestão dos Resíduos Sólidos e, por conta da agilidade, já recebeu investimentos via Ministério do Meio Ambiente, na ordem de R$ 470 mil, para a criação do primeiro Consórcio de Resíduos. Situado na Região Sul do Estado, o consórcio agrupa os 16 municípios que fazem parte dos territórios Sul e Centro Sul e já possui diretoria e comissões formadas.
Atento às explicações de Genival Nunes, o representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Irapuan Braga, solicitou alguns esclarecimentos a respeito do plano e disse que, após análises posteriores, existe a possibilidade do BNDES contribuir com o financiamento para a construção dos consórcios, desde que estas ações se enquadrem dentro das normas do banco.
Feita a explanação e esclarecidas algumas dúvidas sobre o Plano, o secretário Sérgio Ferrari comentou que a Sedurb deverá solicitar ao BNDES o apoio para a continuação dos trabalhos desenvolvidos pela Semarh nos territórios do Agreste Central Sergipano e da Grande Aracaju, no intuito de que os recursos sejam incluídos como ações de desenvolvimento institucional executadas pelo Programa Sergipe Cidades.
Além dos representantes do BNDES Irapuan Braga e Janaína da Silveira Marinho e dos secretários Sérgio Ferrari e Genival Nunes, participaram da reunião o secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Fazenda, Fernando Marcelino, os diretores da Sedurb Edenilson de Santana, Diana Freitas, Graziele Braga, Ana Carolina Simões, Renata Mesquita e Gleideneides Teles.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Equipe do BNDES se reúne com Sedurb – Fotos: Ascom/Sedurb