Maternidade encerra Semana do Aleitamento com avanços para o serviço
Missão cumprida. Essa foi a sensação dos profissionais de saúde da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) durante o encerramento da Semana Mundial do Aleitamento Materno na última sexta-feira, 5. Reunidos, especialistas de diversas áreas aproveitaram a troca de experiências para elaborar um documento coletivo intitulado ‘O que queremos para a amamentação’.
“A ideia é colocarmos no papel todas as carências do serviço e com as propostas pensadas de forma coletiva, melhorar ainda mais a assistência prestada pela unidade”, destacou a terapeuta ocupacional, Catherine Carvalho. No documento – que ainda será formatado e posteriormente debatido entre os gestores – constam sugestões de novos fluxos que podem ser adotados a curto prazo, como o controle da entrada de chupetas e mamadeiras na unidade.
“Esses itens, muito utilizados pelas mães como forma de acalmar os bebês que têm dificuldades em sugar a mama, devem ser utilizados apenas com orientação médica, ou seja, caso realmente haja necessidade. O nosso foco é estimular o leite materno, aquele fornecido pela natureza com todos os nutrientes necessários para tornar uma criança saudável”, explicou a gerente no Banco de Leite Humano (BLH), Hélia Karla.
Avanços
Diante do grupo, a superintendente da MNSL, Carline Rabelo, aproveitou para anunciar que a maternidade pretende concorrer ao título de ‘Hospital Amigo da Criança’. O título é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) do Unicef, idealizada em 1999, com o intuito promover, proteger e apoiar a amamentação no planeta. Para isso, é preciso que as instituições interessadas cumpram os chamados ‘Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno’.
“Nossa meta é ser referência naquilo que fazemos. Por isso, vamos mobilizar os funcionários para que as novas condutas e rotinas melhorem os índices da amamentação através estímulo e orientação das mães ao passo que diminuam o desmame precoce”, destacou Carline.
Campanha
Segundo balanço feito pela comissão organizadora da Semana Mundial do Aleitamento Materno, durante cinco dias, a MNSL e o BLH receberam a doação voluntária de 13 frascos de vidro com tampas de plástico. Os potes se somaram ao estoque anterior, chegando à soma de aproximadamente 25 unidades prontas para receber o leite materno.
Mesmo com o encerramento da programação em Aracaju, a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) lembra que irá manter a Campanha de arrecadação, lançada na segunda-feira, 1º. O objetivo é conscientizar e mobilizar toda a sociedade, afinal, os vidros muitas vezes descartados pela população, são fundamentais durante o armazenamento, pasteurização e distribuição do leite humano para todo o estado de Sergipe.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Maternidade encerra Semana do Aleitamento com avanços para o serviço – Fotos: Bruno César/FHS