[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – está com um stand desde o final do mês de maio no Aeroporto Santa Maria expondo os produtos artesanais confeccionados a partir do reaproveitamento do papel.
O trabalho é desenvolvido pela Oficina de Papel, setor da Emsurb que realiza a transformação de jornais e revistas em produtos de uso em diversas situações, desde material de escritório, como porta-canetas, a uso pessoal, como chapéus e bolsas. O estande foi montado como objetivo de divulgar esta atividade da Emsurb e demonstrar o que se pode fazer a partir da reciclagem do papel. O público alvo é formado principalmente por turistas que chegam em Sergipe, aproveitando o grande fluxo por conta dos festejos juninos do Estado.
A Oficina de Papel trabalha a reciclagem de forma a produzir artigos com diversos usos, utilizando-se de matéria-prima freqüentemente descartada pela população. Além de jornais e revistas, a Oficina de Papel confecciona produtos a partir de outros materiais, como anéis de latas de bebidas e rolos de papel e papelão. Diversos artigos são produzidos a partir da reciclagem do papel, como cestas para lixo, chapéus, peças de decoração, bolsas, souvenirs, porta-guardanapo, jarros e até mesas e cadeiras, entre outros.
O trabalho realizado pela Emsurb, através da Oficina de Papel, tem o caráter de difundir técnicas de reciclagem com a finalidade de reduzir o volume de material poluente no meio ambiente e proporcionar formas de geração de renda a pessoas que se interessem pela produção desses artigos.
De acordo com o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, o resultado do trabalho com reciclagem de papel demonstra que existem alternativas para criação de peças artesanais a partir de materiais cujo destino seria o lixo e assim despertar para a preservação do Meio Ambiente. “São peças com os mais diversos usos, com resistência, durabilidade e beleza. A iniciativa une criatividade, consciência ambiental e fonte de renda”, ressalta.
Neste sentido, a Oficina de Papel desenvolve junto à comunidade cursos onde as técnicas são repassadas. Esses cursos são desenvolvidos na sede da Emsurb ou na própria comunidade e em empresas, a exemplo do trabalho realizado recentemente na Associação de Moradores do Conjunto Luís Alves, em São Cristóvão, e na empresa Alpargatas Santista Têxtil. Outro serviço prestado pela Emsurb no sentido da promoção de cursos é o “Projeto Reciclarte”, desenvolvido junto a crianças na faixa etária dos 12 a 21 anos, filhos de funcionários da Emsurb.
O stand da Oficina de Papel estará montado no Aeroporto Santa Maria até o final do mês.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.