SES constrói Plano Estadual de Enfrentamento às Emergências
Para responder às emergências de saúde pública de forma instantânea e eficaz, representantes de diversos órgãos se reuniram na sede da Central Estadual de Vacinas para construir o Plano Estadual de Enfrentamento às Emergências de Saúde Pública. Elaborado através de uma oficina realizada entre diversas instituições da área da saúde em Sergipe nos dias 14 e 15 de julho, o documento leva em consideração as demandas da população nos casos de emergência e as diretrizes de atuação das instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES) para o enfrentamento dessas emergências.
Para a construção do Plano Estadual, a SES utiliza como base uma avaliação realizada pelo Ministério da Saúde em todos os estados no ano de 2009, com o objetivo de construir o Plano Nacional. Agora, cada Estado analisa sua situação particular e desenvolve o projeto de acordo com a demanda local.
Além da SES e da Vigilância Epidemiológica, estão envolvidos na elaboração do plano a Rede de Atenção à Saúde – através do Samu -, a Atenção Básica, a Atenção Hospitalar, os Núcleos de Vigilância Hospitalar e o Centro de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), o Laboratório Central (Lacen), a Vigilância Sanitária, a Vigilância Ambiental e o Centro de Informações e Resposta às Emergências de Saúde Pública. O Ministério da Saúde também participa, através do Instituto de Saúde Coletiva da Bahia.
De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da SES, Giselda Melo, a oficina se apresenta como uma oportunidade de melhorar ainda mais a qualidade da resposta já demonstrada pela Secretaria da Saúde quanto às necessidades da população. “Este encontro de dois dias foi fundamental para avaliar e discutir o que é preciso aprimorar para que o Estado seja cada vez mais eficaz no enfrentamento dessas emergências. Não é um trabalho que diz respeito apenas à Vigilância Epidemiológica, mas também a todas as Redes de Atenção da SES”, afirmou a diretora.
Integração
Para a construção do plano estadual em Sergipe, o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem sido um grande parceiro graças a um convênio de cooperação técnica firmado entre a instituição e o Ministério da Saúde (MS). A representante do instituto, Neusa Barbosa, veio a Sergipe especialmente para participar da elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento às Emergências.
“A oficina tem uma definição clara: como já fizemos uma avaliação de cada estado, o que temos pela frente é uma montagem de quadros para facilitar o planejamento do plano e elaborar as propostas do plano diretor. Nesse quadro definimos determinadas áreas, componentes e analisamos a situação da maioria dos estados, principalmente situação específica de Sergipe”, explicou Neusa, ao enfatizar que também serão definidos objetivos e ações a serem cumpridas para a adequação do Estado ao Regulamento Sanitário Internacional.
Segundo Giselda Melo, até o ano de 2012, toda a Rede de Atenção do Estado de Sergipe deverá ampliar a sua capacidade de apresentar respostas imediatas às emergências na área de saúde pública. Analisar a capacidade e a estrutura atuais e planejar maneiras eficazes de fortalecer a atuação é o caminho sugerido pelo Plano Estadual de Enfrentamento, recém construído na oficina.
“Para que todo o país atue de forma integrada, os estados precisam mostrar uma boa estrutura de ação e seguir as diretrizes dos planos construídos em cada localidade. Assim, calculamos que daqui a um ano, o Plano Nacional estará sendo colocado em prática de forma unificada e eficaz”, disse Giselda.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- SES constrói Plano Estadual de Enfrentamento às Emergências – Fotos: Márcio Garcez/SES