Emdagro: Resgatando tecnologia na perspectiva da sustentabilidade
Entre as diversas formas de sustentabilidade uma delas é a ecológica, caracterizada pela maneira de lidar com o meio ambiente, onde os recursos naturais são utilizados com prudência, de maneira contínua e preservando todas as formas de vida existentes.
É nessa perspectiva que os técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) vêm resgatando uma das mais importantes tecnologias utilizadas pelo serviço de assistência técnica e extensão rural – Curva de nível – que tem como grande objetivo proteger o solo, prevenindo-o dos efeitos danosos da erosão, aumentando a disponibilidade de água, de nutrientes e da atividade biológica do solo, criando condições adequadas ao desenvolvimento das plantas.
Um exemplo desse trabalho está sendo desenvolvido pela equipe da unidade local da Emdagro, de Nossa Senhora da Glória, formada pelos técnicos Almir Carlos José Anselmo e José Paulo Nunes, na propriedade do agricultor Luiz César, que reside no assentamento Nossa Senhora Aparecida. A área tem 46 tarefas (13,9 ha), onde três tarefas foram separadas para a implantação de uma unidade demonstrativa.
Para os técnicos, o que a princípio seria um ponto negativo a existência de áreas não planas, comuns no município de Nossa Senhora da Glória, acabou se transformando em um aspecto extremamente positivo, porque a curva de nível mostra que é possível, mesmo em áreas acidentadas, produzir sem danificar os solos. Além disso, também permite que o agricultor tenha uma boa movimentação na condução de sua lavoura sem riscos de cair no trato com a lavoura.
Além do preparo do solo em curva de nível, a equipe este ano, resolveu junto com a família fazer a revitalização do algodão e inserir também a cultura do gergelim na perspectiva ecológica, utilizando matéria orgânica, esterco de animais e compostagem orgânica com recursos da propriedade.
O agricultor Luiz César espera ter um bom desempenho das culturas implantadas, caso chova dentro do esperado. Mas o melhor para ele, é a garantia de que a parte boa do solo não será arrastada pela chuva. “A parte melhor do trabalho é curva de nível, porque é um grande ganho, pois tenho certeza que a parte boa do meu solo está ficando”.
Plantio em curva de nível
Nesse método todas as operações de preparo do terreno, balizamento, semeadura, são realizadas em curva. No cultivo em nível ou contorno, criam-se obstáculos à descida da enxurrada, diminuindo a velocidade de arraste e aumentando a infiltração d’água no solo. Este pode ser considerado um dos princípios básicos, constituindo-se em uma das medidas mais eficientes na conservação do solo e da água. Os técnicos argumentam que a tecnologia é bastante simples, sendo utilizados praticamente os mesmos instrumentos de trabalho que os pedreiros fazem uso no seu dia-a-dia, ou seja, um nível e uma mangueira.
- Emdagro: Resgatando tecnologia na perspectiva da sustentabilidade – Fotos: Ascom/Emdagro